Este ano o Festival de Sabores Mirandeses, a grande montra da boa produção do concelho, decorre de 17 a 20 de Fevereiro, e aposta na cozinha gourmet
Para além da cultura e da tradição, a gastronomia também vai estar bem presente, neste que é já é considerado um evento de referência na região transmontana. A cozinha gourmet, a cargo da Cooperativa Agro-Pecuária Mirandesa, estará me destaque por ser a novidade da edição de 2012. Os apreciadores da gastronomia mirandesa vão poder sentir a qualidade e o requinte na confecção dos diversos produtos regionais.
As raças autóctones, a vitela mirandesa e o cordeiro de Raça Churra Galega Mirandesa, serão a matéria prima para as iguarias. O certame é também uma oportunidade para os agricultores do concelho escoarem e, ao mesmo tempo, darem a conhecer os produtos que ao longo do ano laboraram para apresentar especialmente neste evento.
A par do fumeiro que já está bem curado para degustar, da afamada doçaria, com singelos “roscos”, os “sodos” ou a conhecida bola doce, os visitantes terão oportunidade de saborear a boa carne mirandesa. Cada dia do certame é dedicado às raças que estão representadas no concelho, nomeadamente a vitela mirandesa com a famosa posta, o cordeiro mirandês, raças com Denominação de Origem Protegida, e o porco com todos os seus derivados. A produção local de vinho também estará em destaque. Para além do restaurante gourmet, os visitantes têm ainda à disposição um espaço de refeições onde podem degustar a gastronomia típica, que anualmente traz milhares de admiradores dos Sabores Mirandeses.
Nem só de gastronomia e artesanto vive o festival, a lhéngua mirandesa e a música tradicional vão ser uma constante. A nível cultural a oferta é diversificada, com exposições, visitas guiadas, workshops e seminários. Paralelamente realizam-se passeios BTT, TT e pedestres pela arribas, inseridas em pleno Parque do Douro Internacional.
Também as montarias ao javali já se tornaram num sucesso, esta é uma actividade que dá a oportunidade aos monteiros de conviverem de perto com a cultura, tradição, gastronomia, fauna e flora, desta terra chamada Miranda do Douro. No dia 19 de Fevereiro, inserido no Festival de Sabores Mirandeses, o 8º Passeio BTT “Siempre a Pedalar”, organizado pela associação LCrenque. Este é um momento, que traz centenas de ciclistas a Miranda do Douro, que procuram a beleza natural da paisagem das Arribas do Douro.
in:mdb.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário