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SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Mogadouro: Câmara considera imoral que a Refer peça aos municípios que invistam no canal ferroviário

O presidente da Câmara de Mogadouro considera ser "pouco ético" que a Refer peça aos municípios que invistam na recuperação do antigo canal ferroviário da linha do Sabor, quando foi a empresa que deixou património ao abandono.
"Trata-se de uma situação imoral, quando a Refer é a única entidade responsável pelo estado de abandono e degradação das estações, apeadeiros e canal ferroviário da desativada linha do Sabor", disse Moraes Machado.
As declarações do autarca surgem numa altura em que a Refer Património tem em cima de mesa um projeto de concessão da totalidade do canal ferroviário da antiga linha do Sabor, tendo em vista a sua transformação num corredor destinado a uma via verde que englobe ecopistas e ciclovias.
O valor que a Refer Património propõe é de 250 euros por quilómetros/ano, durante um período de 25 anos, renovável, para as autarquias que queiram avançar com um projeto de uma ecopista ou ciclovia no seu território.
Também o presidente da Câmara de Freixo de Espada à Cinta (PS) disse que a construção de uma via verde no antigo canal da linha do Sabor em nada beneficia o concelho, já que está afastado da sede cerca de 14 quilómetros.
"Não concordo com os valores apresentados pela Refer, porque são exorbitantes e o projeto apresentado em nada beneficia o concelho", frisou José Santos.
O gestor do Plano Nacional de Ecopistas da Refer, Luís Silvestre, já disse que respeita as posições de todos os autarcas a nível nacional, em particular os da região transmontana.
"Tudo faremos para consensualizar todos os interesses e vontades das comunidades locais representadas pelos seus eleitos. Porém, na realidade, pretendemos que com este projeto o património não continue abandonado", acrescentou o responsável.
A antiga linha do caminho-de-ferro do Sabor atravessa os concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo e ligava as estações de Duas Igrejas e o Pocinho.
A Refer já fez saber que a construção de uma ecopista ou ciclovia não inviabiliza a possibilidade de que, no futuro, o canal ferroviário possa ser utilizado por outro tipo de transporte.

in:rba.pt

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