quinta-feira, 8 de março de 2012

Agricultores na rua em protesto pedem medidas contra a seca


A Confederação Nacional de Agricultura, a CNA, promove hoje uma manifestação de agricultores em frente as instalações da Direcção Regional de Agricultura do Norte, em Mirandela.
Protesta contra a situação cada vez mais caótica em que se encontra a agricultura familiar, agravada agora com a seca.
Armando Carvalho, dirigente da CNA, diz que esta conjuntura está a tornar-se insustentável para os agricultores da região, daí que peçam ajuda ao Governo.
 “Esta é uma seca de que já sabemos algumas consequências, como a escassez dos pastos. Mas está a ter outras consequências, como no plano de alimentação para o ano seguinte”, explica.
Agricultores manifestam-se hoje de manhã em Mirandela contra a situação caótica da agricultura.
Por seu lado, a ministra da Agricultura, Assunção Cristas, disse ontem, em entrevista à RTP, que já seguiu uma carta formal para o comissário da Agricultura a dar conta dos efeitos na agricultura da seca que se tem sentido em Portugal nos últimos meses e a pedir para que sejam accionadas medidas.

   “Primeiro, dar a conhecer a nossa situação, já seguiu uma carta para Bruxelas. E depois a sinalizar aquilo que nós precisamos que Bruxelas deixe accionar. Por exemplo, deixar que animais que estão em modo biológico possam comer ração e fazer chegar os apoios mais cedo.”
A ministra tinha já pedido para que o tema fosse introduzido no Conselho de Ministros dos 27, no próximo dia 19, em Bruxelas.
Roger Waite, porta-voz do executivo comunitário para a Agricultura, tinha anteriormente afirmado que a Comissão Europeia está em contacto com as autoridades portuguesas por causa da seca na agricultura.


Escrito por UFM/Rádio Ansiães (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário