sexta-feira, 2 de março de 2012

IC5 abre em Abril

A construção do IC5 vai ficar concluída até ao final de Abril. A garantia é da concessionária, a Ascendi.
O IC5 é uma via que vai ligar a futura Autoestrada Transmontana, no Alto do Pópulo (Alijó) a Duas Igrejas, em Miranda do Douro, desencravando o sul do distrito de Bragança.
Dos 131 quilómetros do IC5, falta concluir o troço entre as imediações da freguesia de Carlão, em Alijó, e o nó de Pinhal do Norte, em Carrazeda de Ansiães.
Neste troço inclui-se o viaduto sobre o rio Tua que tem um comprimento total de 500 metros entre eixos de apoio extremos. O vão central de 220 metros é o segundo maior executado em Portugal (12.º no mundo) através de avanços sucessivos e sem recurso a tirantes.

 O outro troço que falta concluir liga o IP2, na zona de Nozelos, em Torre de Moncorvo, a Mogadouro. O lanço entre os nós de Pinhal do Norte e Ansiães (perto dos Mogos) está praticamente pronto a abrir.
 Sem gravar declarações, a concessionária Ascendi revela que a abertura ao tráfego dos dois lotes actualmente em construção (Carlão-Pinhal do Norte e Nozelos-Mogadouro) deverá acontecer cerca do final de Abril.
A concessionária sublinha ainda que “a evolução dos trabalhos decorre de acordo com o calendário previsto” e com esta resposta rejeitou que tenha havido atrasos na conclusão da obra devido a alegados problemas financeiros de alguns subempreiteiros.
O IC5 é uma das vias da concessão Douro Interior, a cargo da Ascendi, e serve os concelhos de Murça, Alijó, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor, Alfandega da Fé, Mogadouro e Miranda do Douro.
A outra via é o IP2, concluída em 2011. Faz a ligação por auto-estrada entre Celorico da Beira e Trancoso, prolongando-se em via rápida até encontrar a Auto-estrada Transmontana, no concelho de Macedo de Cavaleiros. Exceptua-se o troço entre a Junqueira, em Torre de Moncorvo, e o Pocinho, em Vila Nova de Foz Côa. São 17 quilómetros de IP2 que ficaram por construir devido a impeditivos de ordem diversa, embora com razões ambientais à cabeça.
A falta deste troço, que implica a construção de novas pontes sobre os rios Sabor e Douro, vai obrigar o tráfego que circula entre os distritos de Bragança e Guarda a percorrer a estrada nacional nº 102, a atravessar o rio Sabor sobre a velha ponte da Portela e o rio Douro pela barragem do Pocinho.
A Concessão do Douro Interior está perto do fim, o IC5 vai ficar concluído até ao final de Abril.


Escrito por Rádio Ansiães (CIR)
in:brigantia.pt

1 comentário:

  1. o mapa está errado, o nó entre o ic5 e o IP4 é a sul de murça e não a norte como se vê no mapa.

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