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SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

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COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 2 de março de 2012

IC5 abre em Abril

A construção do IC5 vai ficar concluída até ao final de Abril. A garantia é da concessionária, a Ascendi.
O IC5 é uma via que vai ligar a futura Autoestrada Transmontana, no Alto do Pópulo (Alijó) a Duas Igrejas, em Miranda do Douro, desencravando o sul do distrito de Bragança.
Dos 131 quilómetros do IC5, falta concluir o troço entre as imediações da freguesia de Carlão, em Alijó, e o nó de Pinhal do Norte, em Carrazeda de Ansiães.
Neste troço inclui-se o viaduto sobre o rio Tua que tem um comprimento total de 500 metros entre eixos de apoio extremos. O vão central de 220 metros é o segundo maior executado em Portugal (12.º no mundo) através de avanços sucessivos e sem recurso a tirantes.

 O outro troço que falta concluir liga o IP2, na zona de Nozelos, em Torre de Moncorvo, a Mogadouro. O lanço entre os nós de Pinhal do Norte e Ansiães (perto dos Mogos) está praticamente pronto a abrir.
 Sem gravar declarações, a concessionária Ascendi revela que a abertura ao tráfego dos dois lotes actualmente em construção (Carlão-Pinhal do Norte e Nozelos-Mogadouro) deverá acontecer cerca do final de Abril.
A concessionária sublinha ainda que “a evolução dos trabalhos decorre de acordo com o calendário previsto” e com esta resposta rejeitou que tenha havido atrasos na conclusão da obra devido a alegados problemas financeiros de alguns subempreiteiros.
O IC5 é uma das vias da concessão Douro Interior, a cargo da Ascendi, e serve os concelhos de Murça, Alijó, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor, Alfandega da Fé, Mogadouro e Miranda do Douro.
A outra via é o IP2, concluída em 2011. Faz a ligação por auto-estrada entre Celorico da Beira e Trancoso, prolongando-se em via rápida até encontrar a Auto-estrada Transmontana, no concelho de Macedo de Cavaleiros. Exceptua-se o troço entre a Junqueira, em Torre de Moncorvo, e o Pocinho, em Vila Nova de Foz Côa. São 17 quilómetros de IP2 que ficaram por construir devido a impeditivos de ordem diversa, embora com razões ambientais à cabeça.
A falta deste troço, que implica a construção de novas pontes sobre os rios Sabor e Douro, vai obrigar o tráfego que circula entre os distritos de Bragança e Guarda a percorrer a estrada nacional nº 102, a atravessar o rio Sabor sobre a velha ponte da Portela e o rio Douro pela barragem do Pocinho.
A Concessão do Douro Interior está perto do fim, o IC5 vai ficar concluído até ao final de Abril.


Escrito por Rádio Ansiães (CIR)
in:brigantia.pt

1 comentário:

  1. o mapa está errado, o nó entre o ic5 e o IP4 é a sul de murça e não a norte como se vê no mapa.

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