quarta-feira, 13 de junho de 2012
Alfândega da Fé - Ainda há pais que "têm vergonha" de assumir deficiência dos filhos
Livro de Celmira Macedo pode ser um contributo para ajudar aqueles que não vão à "escola de pais"
Paula Marques, mãe de um criança com necessidades educativas especiais, admitiu, na apresentação do livro "ESCOLA DE PAIS.NEE – Guia de Formação Parental no âmbito das Necessidades Especiais (NE)", da autora Celmira Macedo, que ainda há muitos pais que "têm vergonha de mostrar os seus filhos" e, também de ir a formações como as da escola de pais, que os capacitam para lidarem melhor com a deficiência das pessoas que estão ao seu cuidado.
Esta mãe foi uma das primeiras frequentadoras do curso de formação parental, realizado por Celmira Macedo, em Bragança. Referiu que frequentar o curso a ajudou, e muito, não só a lidar melhor com a sua filha, mas sobretudo a melhorar o seu estado emocional. Na altura, contou, estava a tomar anti-depressivos; medicamentos que não necessitou usar mais depois de frequentar a formação.
Manuela Gomes, outra das mães que frequentou a escola de pais, sublinhou essa ideia, dizendo que estas são crianças que têm muito apoio por parte dos médicos, psiquiatras e lexicólogos. No entanto, as respectivas famílias são, na maior parte dos casos esquecidas, quando, na verdade, só quando os pais estão bem podem transmitir aos filhos com necessidades especiais a tranquilidade de que necessitam. Agora, depois de criada a LEQUE - Associação de Pais e Amigos de Crianças com NE do distrito de Bragança que, em Alfândega da Fé, com apoio do município e da EDP, abriu um centro de dia para pessoas com deficiência, Celmira Macedo apresentou também um livro que pode ser útil a pais e técnicos que, por razões diversas, não frequentem a "escola de pais", iniciativa destinada a melhorar a qualidade de vida dos pais das crianças e jovens com necessidades educativas especiais.
O livro, apresentado no passado dia 9, no âmbito da Festa da Cereja, em Alfândega da Fé, constituiu, segundo a autora, um guia com uma parte teórica e uma parte com exercícios práticos, que pretende melhorar competências de todos os que lidam com estas crianças.
Por: A.P.
in:mdb.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário