Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Vila amuralhada de Carrazeda de Ansiães em obras para melhorar condições de visita

A vila amuralhada de Carrazeda de Ansiães, que integra a "Rede de Monumentos do Vale do Douro", está a ser alvo de obras de requalificação, no valor de 160 mil euros, para melhorar as condições de visita.
O histórico monumento, que deu origem ao núcleo urbano que é hoje Carrazeda de Ansiães, no distrito de Bragança, faz parte dos roteiros turísticos da região duriense e a intervenção visa reabilitar estruturas existentes e criar novos equipamentos para os visitantes, segundo divulgou hoje a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).
Os trabalhos são financiados pelo Programa Operacional Regional do Norte e consistem na limpeza e reposição de derrubes no interior das muralhas, conservação das ruínas, tratamento e colmatação dos arruamentos e colocação de sinalética e mobiliário urbano.
As obras decorrem com acompanhamento arqueológico e destinam-se também à reabilitação estrutural do torreão do lado direito da porta de acesso ao castelo, segundo a DRCN, entidade responsável pela conservação e gestão deste monumento histórico da região do Douro.
A vila amuralhada de Carrazeda de Ansiães é um monumento nacional que integra o projeto "Rede de Monumentos do Vale do Douro", idealizado para "construir um sistema de credenciação dos monumentos integrantes na rede, tendo em consideração o valor patrimonial, a importância científica, a conservação do monumento, a qualidade dos serviços de apoio ao visitante e os seus acessos, com vista a potenciar a atratividade turística dos monumentos e da região onde estão inseridos".
O antigo povoado terá sido abandonado em meados do século 18 depois de milhares de anos de ocupação e importância estratégica nesta região, segundo documentos históricos que indicam que a sua ocupação iniciou-se "há cinco mil anos".
O primeiro foral de Ansiães, datado de meados do século 11 e outorgado pelo rei leonês Fernando Magno, é um dos mais antigos do espaço geográfico que é hoje território português, de acordo com informação divulgada pela DRCN.
O valor histórico destas ruínas garantiu a inclusão nos percursos turísticos do Vale do Douro e na rede de monumentos que integra ainda o castelo de Miranda do Douro, a igreja matriz de Freixo de Espada à Cinta, a igreja da misericórdia de Freixo de Espada à Cinta, a igreja matriz de Torre de Moncorvo, a igreja matriz de Vila Nova de Foz Côa, a vila amuralhada de Castelo Melhor, o sítio arqueológico de Castelo velho de Freixo de Numão, vila amuralhada de Numão e o sítio arqueológico de Castanheiro de Vento.

HFI.
Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário