Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 5 de agosto de 2012

O 3º dos famosos 3 "D"

Vitor Barata
O 3º dos famosos 3 " D" ( dês) do nosso Programa do MFA ( Democratização, Descolonização e Desenvolvimento) que preconizava um DESENVOLVIMENTO harmonioso e sustentado de todo o país em especial o interior ficou há muito tempo no tinteiro. 
Mas este mal já vem de longe pois já nos anos 50 e 60 o discurso oficial dos recém empossados Governadores Civis de Bragança , invariavelmente incluíam sempre a célebre frase ...o País está em dificuldades e Bragança sabe esperar! 
O nosso erro estratégico ......foi estarmos sempre a saber esperar, mesmo no tempo do...para lá do Marão mandam os que de cá são!!!!
Os diferentes governos sempre, mas sempre, nos votaram ao ostracismo e andámos 1 ou 2 passos a trás dos demais.
Como é possível não termos sequer 1km de auto estrada?
Como é possível não haver incentivos de interioridade às empresas para se instalarem na Região e assim criarem emprego e riqueza para a mesma?
Como é possível , ainda nos dias de hoje, haver falta de água na nossa cidade, fazendo-nos recuar no tempo 60 anos , em que se viam as pessoas de cântaro na mão para arranjar água devido aos cortes de verão!
Como é possível , por um lado apregoarem a melhoria de condições de vida para as pessoas do nordeste e depois fecharem-lhes maternidades, hospitais , escolas ...etc...como se fossem objectos de luxo e não direitos fundamentais e inalienáveis das pessoas?
Os tempos na verdade mudaram mas essa mudança foi muito mais para uns ( litoral) do que para outros.
Por amor da Santa!

(Vitor Barata é um Transmontano , nascido na Freguesia da Sé em Bragança ,fez os estudos preparatórios no Liceu Nacional de Bragança , licenciando-se em Ciências Militares na Academia Militar de Lisboa .  
Colocado na Escola Prática de Artilharia em Vendas Novas,aí fez grande parte da sua vida militar.  Aderiu ao Movimento das Forças Armadas desde o primeiro momento, sendo com muito orgulho Capitão de Abril .  Graduate in Field Artillery Advanced Course in United States Army Field Artillery School in Fort Sill,Oklahoma.  
Entre outros cursos possui o grau de Instrutor de EF e Desportos do CMEFED.  Possui o grau de " Honorary 3º Dan Black Belt de Taekwondo" concedido pelo Presidente do KUKKIWON, World Taekwondo Headquarters, Sr.Un Yong Kim,em Seul-Korea.   Frequentou o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas  Desempenhou variadíssimas missões de Serviço, nomeadamente Chefe de Repartição e Sub-Director da Direcção de Justiça e Disciplina do Exército.  
Oficial de Operações do CPSP de Macau e Director do Serviço de Migração de Macau.  Foi Juíz-Vogal e Juíz-Presidente do 1ºTribunal Militar Territorial de Lisboa.)

Sem comentários:

Enviar um comentário