Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Mais alunos por agrupamento em Bragança

Na cidade de Bragança a principal alteração no início deste ano lectivo é o agrupamento de escolas.
As três escolas secundárias e os dois agrupamentos de ensino básico estão agora reunidos em três mega-agrupamentos.
O agrupamento com mais estudantes é liderado pela Escola Emídio Garcia, que, segundo o director, tem cerca de 2 mil alunos. Eduardo Santos diz que as obras na sede do agrupamento estão praticamente concluídas e garante que apesar de alguns constrangimentos as aulas vão começar hoje.“Na Escola Emídio Garcia a vantagem é as obras já estarem praticamente concluídas e os alunos hão-de notar algumas diferenças para melhor em relação aos anos anteriores.
Com alguns constrangimentos, mas as aulas vão funcionar. Mais em termos de pessoal. Neste momento ainda não conseguimos ter disponíveis as pessoas que nos autorizaram pelo Centro de Emprego e a meio termo. Estou a falar de pessoal não docente, porque todas as turmas têm professores colocados”, garante o director da Emídio Garcia.
As aulas arrancam também no Agrupamento de Escolas Abade de Baçal, que reúne agora cerca de 1 500 alunos. A directora, Teresa Sá Pires, assegura que os alunos não vão sentir o impacto do mega-agrupamento.“As principais dificuldades foram gerir o corpo docente das escolas que fazem parte do novo agrupamento.
Depois também conjugar o trabalho de quem tem que estar em duas escolas e isso tem que jogar com os horários. Os alunos já tinham as suas escolas, há sempre situações de transição, mas a maioria mantém-se nas escolas onde estavam”, salienta Teresa Sá Pires.
A Escola Miguel Torga lidera o terceiro agrupamento e passa a integrar o Centro Escolar de Santa Maria. O director, José Carrapatoso, diz que o agrupamento tem cerca de 800 alunos e o objectivo é continuar a crescer.“Estamos muito apostados para que o Agrupamento Miguel Torga se constitua como um agrupamento não só administrativo, mas também pedagógico.
E vai haver um trabalho que envolve professores, e todos os funcionários e também os pais de todas as escolas que fazem parte deste agrupamento”, realça José Carrapatoso.
Mais alunos em cada agrupamento na cidade de Bragança.


Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário