Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Instituto em Bragança para formar leigos e clero

D. José Cordeiro sublinha a importância para a diocese desta centro que para já funciona dois dias por semana mas com planos para alargar o âmbito no futuro.  
Sacerdotes têm "de ser genuínos"
Unidades pastorais arrancam em Bragança-Miranda
Abre portas esta sexta-feira, em Bragança, o novo Instituto de Estudos Pastorais. A nova escola teológica vai ajudar a formar os leigos e o clero da diocese e o bispo D. José Cordeiro não tem dúvidas da importância que terá na região.
“Vem justamente para ser uma formação sistemática, organizada, ao nível do aprofundamento da fé, ao nível a partir da ciência teológica, da pastoral, da espiritualidade, de todas as dimensões que contemplam a vida de uma Igreja, como é o caso de uma diocese como a de Bragança-Miranda”.
O Instituto Diocesano de Estudos Pastorais é um sonho antigo da Diocese. Abre com 38 formandos e é uma janela de esperança na evangelização do Nordeste Transmontano: “Temos muita esperança neste instituto. Para já funciona ao nível diocesano mas que no futuro pensamos fazer parcerias e filiações com outras instituições académicas para que seja mais credível e certificada esta formação que para já funciona dois dias por semana, sexta e sábado, que é proposto para todos os ministérios na diocese e candidatos ao diaconado permanente.”
O Instituto vai funcionar em Bragança, mas é desejo de D. José Cordeiro estende-lo a toda a Diocese através dos arciprestados: “Para ser mais fácil o acesso a muitas pessoas que têm vontade de melhorar os seus conhecimentos bíblicos, pastorais, teológicos, espirituais, históricos, sobretudo num diálogo muito aberto e franco da fé com a cultura contemporânea”.
O Instituto Diocesano de Estudos Pastorais abre esta sexta-feira em Bragança vai ajudar a formar os agentes pastorais da Diocese.

por Olímpia Mairos
in:RR

Sem comentários:

Enviar um comentário