Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Livro novo - «Uma Luz que Nasce por Dentro»

Os amigos leitores já conhecem a escritora macedense, Virgínia do Carmo, porque há anos a referenciámos como um talento para a escrita poética e prosaica. 
Fizemo-lo, primeiramente, porque líamos os seus textos como jornalista do extinto jornal «O Transmontano» e depois com o seu primeiro livro de poemas, «Tempos Cruzados», tendo nós publicado alguns poemas no Notícias de Mirandela. 
Os textos eram muito bem elaborados, com leveza, clareza e força interior provocando no leitor uma agradável sensação de bem-estar e prazer. O seu aspecto físico dá-nos sensação de estarmos perante uma jovem mulher frágil, mas quando se conversa com ela vemos que temos diante de nós uma pessoa calma, simples e determinada que não vira a cara à luta. 
Esta sua capacidade de empresária criativa levou-a a criar, há anos, a livraria Contracapa, que foi referência no modesto panorama livreiro transmontano-duriense e que mais tarde vendeu. 
Recentemente voltou a criar mais uma livraria, a «Poética – Livros, artes e eventos», na rua Pereira Charula n.º 19 (278106409 / 960039138 – http://poetica-livros.com/blog/), em Macedo de Cavaleiros. 
Comercializa livros novos e usados, organiza eventos e tem um pequeno espaço para a arte. Qualquer pedido ou contacto responde no endereço electrónico: virginiadocarmo@sapo.pt . Mas, de que a nossa opinião sobre a Virgínia do Carmo correspondia ao seu real valor e arte na escrita, recebemos do Grémio Literário Vilarrealense (presidido por A. M. Pires Cabral) uma nota que reforça a nossa convicção, sobre esta ilustre transmontana nascida em Terras de França: “(…) Pela sensibilidade, pelo apego pela terra dos seus antepassados. Além de escritora, é animadora cultural e mantém em Macedo de Cavaleiros, onde vive, uma aposta simultaneamente comercial e cultural, a Livraria Poética, onde têm lugar regularmente eventos de exaltação da poesia, da pintura, da fotografia e de outras artes. 
Já nos tinha dado dois títulos de poesia («Tempos cruzados», 2004, Pé de Página Editores, e «Sou, e sinto», 2010, Temas Originais). Chega-nos agora uma incursão pela prosa («Uma luz que nos nasce por dentro», 2011, Lua de Marfim), uma espécie de híbrido de novela e diário, relatando com tocante autenticidade experiências que raiam os limites do humanamente suportável. «Trago as mãos sujas de tanta humanidade. Mas há-de haver um rio à minha espera e nele hei-de mergulhar as más memórias destes dias de angústia.»”


Por: Jorge Lage
in:jornal.netbila.net

Sem comentários:

Enviar um comentário