Os parques naturais de Montesinho e do Douro Internacional vão integrar a candidatura daquela que será a maior Reserva da Biosfera Transfronteiriça da Europa.
O projecto é promovido pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial – ZASNET e integra também os parques naturais da Sanábria e das Arribas do Douro, em Espanha.
O presidente daquela estrutura, Jorge Nunes, realça que o objectivo é apresentar a candidatura à UNESCO já no próximo mês de Março e mostra-se confiante quanto à sua aprovação. “A UNESCO define um conjunto de critérios e nós pensamos que a região cumpre as exigências em termos de critérios para aprovação e estamos com alguma confiança nesse âmbito”, afirma o edil.
Para o autarca de Bragança, a constituição desta Reserva da Biosfera é uma janela de oportunidades para a região. “Quando viajamos e entramos num território que tem essa classificação da UNESCO sabemos que estamos num território de elevada qualidade, que é diferenciado no conjunto dos restantes territórios.
Há um conjunto de oportunidades significativas para o Turismo, para a valorização dos produtos da região”, salienta o autarca.
O projecto da Biosfera Transfronteiriça é constituído por quatro parques naturais e diversos espaços de Rede Natura dos dois lados da fronteira.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário