quinta-feira, 7 de março de 2013
Distrito de Bragança - Crianças comem mais fruta
Jardins-de-infância empenhados em estimular alimentação saudável aderiram à iniciativa “Heróis da Fruta”
Os jardins-de-infância de Santa Comba da Vilariça, Vila Flor, Grijó e Travanca, Macedo de Cavaleiros, e jardim-de-infância da Sé, Bragança, aderiram este ano ao desafio da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) e levaram até ao fim um projeto educativo que visa estimular as crianças a comerem mais fruta, substituindo alguns lanches menos saudáveis por uma peça de fruta.
O projeto "Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável" conclui com a elaboração de um "Hino da Fruta", que está em votação nacional, a fim de eleger os 60 hinos finalistas do ano lectivo 2012/2013 em http://www.heroisdafruta.com/p/votos.html. As votações decorrem até ao próximo dia 10.
O facto de a votação levar ao pagamento de uma percentagem a favor da APCOI, as educadoras que promoveram esta iniciativa nas escolas do distrito não estão à espera que as suas crianças e os seus hinos fiquem entre as classificações cimeiras, mas também esse não foi esse o objetivo da participação.
Isabel Fonte, educadora do jardim-de-infância de Santa Comba da Vilariça, que participa nesta iniciativa pelo segundo ano, referiu que o objetivo era mesmo levar as crianças desta escola a comerem mais fruta, sobretudo porque estão numa região onde a fruta abunda e a maioria nem tem de recorrer ao supermercado para a comprar. Na Vilariça existe sempre alguma fruta da época, mas, apesar disso, no início, as crianças não tinham por costume levar fruta para os lanches da manhã ou da tarde. De referir que, neste concelho, o Agrupamento de Escolas tinha já um projeto sobre alimentação saudável.
Laurentina Cunha e Ilda Carmén desenvolverem este projeto, pela primeira vez, no jardim-de-infância da Sé. Laurentina Cunha explicou-nos que as crianças são precisamente estimuladas a comerem a fruta da época e a diversificarem a variedade de frutos consumidos. Tudo isto é trabalhado de diversos modos, mas os resultados são já visíveis, porque as crianças passaram a levar uma peça de fruta para os lanches. Aqui apostou-se também no envolvimento dos pais que ajudaram as crianças a elaborarem os fatos que usaram no carnaval. As crianças foram vestidas de peças de fruta e fizerem um desfile. Além disso usaram os fatos para gravarem o hino. Domitila Alves, do jardim-de-infância de Grijó, referiu que a atividade lhes foi proposta pelo Centro de Saúde e está a envolver também os idosos do Lar da aldeia.
No Dia da Alimentação, por exemplo, as crianças levaram uma saladas de frutas para partilhar com os idosos do Centro Social e Paroquial de Grijó. Também já ensaiaram um teatro com base nos "mandamentos" dos "heróis da fruta", para apresentarem aos mais velhos. Fizeram ainda um livro com colagens que vai circular pelas famílias destas crianças. Estes são apenas alguns dos exemplos do muito que foi feito, numa terra onde as crianças também não tinham o hábito de comer fruta ao lanche.
Em Travanca, Gracinda Pires confirmou que, desde que a iniciativa se desenvolve, as crianças desta escola consomem mais fruta.
in:mdb.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário