quinta-feira, 7 de março de 2013
Mogadouro - Misericórdia leva ajuda diária a 130 idosos
Uma equipa multidisciplinar da Misericórdia de Mogadouro está a prestar apoio domiciliário diário a 130 idosos, alguns em depressão profunda, num concelho onde um terço da população tem mais de 65 anos, disse hoje fonte da instituição.
Os serviços do apoio domiciliário integram uma psicóloga clínica, fisioterapeutas, enfermeiras, educadoras sociais, cabeleireira e manicure, entre outros.
"Estamos a fazer um grande esforço para proporcionar diversos cuidados médicos e sociais aos utentes que ainda se mantêm nas suas residências. Em tempo de crise, é preciso ter muita imaginação e arrojo para proporcionar serviços desta dimensão num concelho em que há aldeias mais de 40 quilómetros da sede", disse à Lusa o provedor da instituição, João Henriques.
Para além destes serviços, os idosos que estão isolados e desprotegidos beneficiam ainda de um serviço diário de refeições ao domicílio, limpeza das habitações e higiene pessoal.
A equipa multidisciplinar Misericórdia de Mogadouro encontra diariamente pessoas debilitadas, não só fisicamente, mas também emocionalmente, que às vezes ainda cuidam de terceiros, com dificuldades acrescidas para essa missão.
Manuel Carvalho é um reformado que tem a seu cargo a esposa, com quem casou há mais de 46 anos. Há pouco mais de dois anos, a vida do casal mudou já que a mulher se encontra em estado de demência, necessitando, por isso, de apoio direto em praticamente de todos os cuidados necessários ao seu dia a dia.
"O apoio prestado pela Misericórdia tem sido muito valioso. Sem o auxílio destes profissionais, não sei se seria capaz de cuidar com dignidade da minha esposa", frisou o idoso.
Segundo Cátia Garrido, psicóloga da Misericórdia, a grande responsabilidade desta equipa é prestar bem-estar não só aos utentes, muitos em situações de demência profunda, mas igualmente aos seus cuidadores.
"Temos de transmitir confiança ao utente de forma a podermos ajudar as pessoas. Há situações deprimentes, já que há idosos a viverem sozinhos, noutros casos a serem cuidados por outros idosos, o que preocupante", acrescentou a técnica.
A Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro dá apoio a cerca de 130 utentes em regimente de apoio domiciliário, aos quais se juntam mais uma centena que estão institucionalizados e mais 20 em centro de dia.
A região de Mogadouro, à semelhança de outras do interior, tem um elevado índice de pessoas com mais de 65 anos. Um terço dos 11.500 habitantes locais são idosos.
Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário