terça-feira, 12 de março de 2013
Utentes oncológicos vão receber apoio especializado
Os doentes com cancro e familiares vão passar a ter apoio na área Psico-Oncológica por profissionais especializados. Esta é uma das vertentes do protocolo estabelecido entre a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste e a Liga Portuguesa Contra o Cancro.
O presidente da Liga, Vítor Veloso, garante que há condições para que os doentes oncológicos do distrito de Bragança comecem a receber apoio psicológico dentro de um mês. “É preciso afinar alguns pormenores. Não é fácil montar serviços como a Psico-oncologia e o Movimento Viver e Vencer. Por isso, é preciso formação.
Mas dentro de um mês estes projectos poderão estar a funcionar. Há equipas da Liga que vêm aqui trabalhar com as equipas locais”, garante o responsável.
Para tal vai ser criado um novo espaço nas instalações do Centro de Saúde da Sé.
Outra das vertentes desta parceria é a criação do Movimento Vencer e Viver, para apoiar mulheres com cancro da mama.
O director clínico da ULS do Nordeste, Domingos Fernandes, sublinha que este é um apoio fundamental para quem luta contra a doença. “Este movimento é um partilhar de experiências de voluntárias que já sofreram desta patologia oncológica mamária ou dos seus familiares. É nelas que vai estar o pilar nesta partilha de experiências e neste desmistificar da própria doença na primeira pessoa.
Este apoio não chega que seja através do voluntariado e por isso vai ser complementado com a Psico-Oncologia”, salienta Domingos Fernandes.
Bragança a acolher um pólo da Liga Portuguesa Contra o Cancro na área da Psico-Oncologia.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário