Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
quarta-feira, 10 de abril de 2013
Grão-de-bico
Tal como o feijão, o grão-de-bico, também chamado gravanço, ervanço ou apenas grão, é uma leguminosa. Leguminosas são as plantas caracterizadas pela frutificação em vagem.
Diz-se que, em alguns aspetos, o grão de bico é muito mais rico do que o feijão, sendo, contudo, menos utilizado na alimentação. É muito rico em proteínas, possui elevados níveis de fibras, zinco, potássio, ferro, cálcio e magnésio, auxiliando muito, quando comido regularmente, os ganhos em massa muscular, aumentando a energia do organismo, podendo ser consumido nestes casos em vez dos produtos concentrados recomendados nos ginásios. Regula o aparelho digestivo.
Sem colesterol e quase sem gorduras, o grão de bico, nutricionalmente, é um ótimo alimento, sendo indispensável numa dieta alimentar equilibrada. Além disso, em época de crise, é uma boa opção para a confeção de vários pratos. Um deles é o rancho em que um dos ingredientes é precisamente o grão de bico. É considerado um prato "pesado" pois além do grão, a batata e as massas são também utilizadas. Pode, no entanto, confecionar-se o rancho com grão de bico apenas, além das carnes habituais (vitela, pé de porco, chouriço, etc.), juntando couve. Acrescentando apenas umas boas rodelas de bom chouriço, reduzindo o preço de custo, come-se muito bem e com gosto.
O grão de bico possui também ómega 3, prevenindo assim as doenças cardiovasculares. Sendo rico em fibras, proporciona facilmente uma sensação de saciedade.
Obs* Aos fins de semana, raramente me escapa um prato igual ao da imagem.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário