Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Produção de leite de burra pode afectar a raça mirandesa

O surgimento de explorações intensivas para produção de leite de burra pode pôr em causa a valorização do burro de Miranda. 
Esta é a preocupação da Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino, a entidade oficial responsável pela gestão do livro genealógico desta raça em vias de extinção.
A produção de sabonetes é uma das actividades que utiliza o leite de burra. As quantidades utilizadas na confecção deste produto são pequenas, mas a Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino teme que este negócio ganhe escala internacional e incentive a exploração intensiva destes animais. 
Caso isso aconteça, está em causa o trabalho desenvolvido pela associação ao nível da valorização do burro de Miranda. 
Miguel Nóvoa, médico veterinário e secretário técnico da AEPGA, considera que a exploração intensiva é uma ameaça para a preservação desta raça. Miguel Nóvoa alerta os empreendedores e diz mesmo que este negócio não tem sucesso garantido.O burro de Miranda é uma raça em perigo de extinção. 
Actualmente há menos de mil fêmeas reprodutoras em todo o País.

in:brigantia,pt

Sem comentários:

Enviar um comentário