O surgimento de explorações intensivas para produção de leite de burra pode pôr em causa a valorização do burro de Miranda.
Esta é a preocupação da Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino, a entidade oficial responsável pela gestão do livro genealógico desta raça em vias de extinção.
A produção de sabonetes é uma das actividades que utiliza o leite de burra. As quantidades utilizadas na confecção deste produto são pequenas, mas a Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino teme que este negócio ganhe escala internacional e incentive a exploração intensiva destes animais.
Caso isso aconteça, está em causa o trabalho desenvolvido pela associação ao nível da valorização do burro de Miranda.
Miguel Nóvoa, médico veterinário e secretário técnico da AEPGA, considera que a exploração intensiva é uma ameaça para a preservação desta raça. Miguel Nóvoa alerta os empreendedores e diz mesmo que este negócio não tem sucesso garantido.O burro de Miranda é uma raça em perigo de extinção.
Actualmente há menos de mil fêmeas reprodutoras em todo o País.
in:brigantia,pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário