Há cada vez mais empresários da região a procurar o continente africano para instalarem os seus negócios. A constatação é do presidente da Associação Empresarial do Distrito de Bragança - NERBA. Eduardo Malhão diz que a actual conjuntura económica leva os empresários a apostar noutros mercados.
“De facto notamos nos diversos encontros de trabalho que temos com os nossos associados uma grande abertura e uma grande propensão para o investimento, sobretudo nas ex-colónias, designadamente em Moçambique e Angola”, garante o responsável.
Em Moçambique já há várias empresas associadas do NERBA instaladas e outras têm intenções em investir neste país. “Temos também acompanhado os nossos associados neste processo, para lhe garantirmos o acesso a informações importantes, nomeadamente na área legislativa e fiscal”, garante Eduardo Malhão.
O embaixador de Moçambique em Portugal, Jacob Nyambir, visitou, na passada quarta-feira, a cidade de Bragança e recebeu alguns pedidos de empresários que querem instalar-se neste país africano e encontraram dificuldades.
“Ouvi falar de alguns obstáculos e pedi para me serem enviados por escrito os pontos negativos da nossa lei, para que eu possa solicitar às entidades competentes algumas correcções”, garantiu o responsável.
Potencialidades
O embaixador diz, ainda, que Moçambique tem potencialidades enormes para investir, nomeadamente na área da agricultura, indústria, construção civil e transportes, entre outras.
Jacob Nyambir visitou ainda o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), que vai reforçar a cooperação com instituições de ensino africanas.
“Já temos uma parceria com a principal universidade moçambicana, ao abrigo da qual estão aqui dois docentes de Moçambique a fazer dois mestrados. Depois vamos ter uma grande parceria, que penso que será emblemática, com os três politécnicos de Moçambique, que prevê o desenvolvimento curricular de novos cursos nesses politécnicos e a qualificação do corpo docente desses politécnicos”, garante o presidente do IPB, Sobrinho Teixeira.
in:jornalnordeste.com
Sem comentários:
Enviar um comentário