Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Trás-os-Montes - Empresários da região querem investir em África


Há cada vez mais empresários da região a procurar o continente africano para instalarem os seus negócios. A constatação é do presidente da Associação Empresarial do Distrito de Bragança - NERBA. Eduardo Malhão diz que a actual conjuntura económica leva os empresários a apostar noutros mercados.
“De facto notamos nos diversos encontros de trabalho que temos com os nossos associados uma grande abertura e uma grande propensão para o investimento, sobretudo nas ex-colónias, designadamente em Moçambique e Angola”, garante o responsável. 
Em Moçambique já há várias empresas associadas do NERBA instaladas e outras têm intenções em investir neste país. “Temos também acompanhado os nossos associados neste processo, para lhe garantirmos o acesso a informações importantes, nomeadamente na área legislativa e fiscal”, garante Eduardo Malhão.
O embaixador de Moçambique em Portugal, Jacob Nyambir, visitou, na passada quarta-feira, a cidade de Bragança e recebeu alguns pedidos de empresários que querem instalar-se neste país africano e encontraram dificuldades. 
“Ouvi falar de alguns obstáculos e pedi para me serem enviados por escrito os pontos negativos da nossa lei, para que eu possa solicitar às entidades competentes algumas correcções”, garantiu o responsável.
Potencialidades
O embaixador diz, ainda, que Moçambique tem potencialidades enormes para investir, nomeadamente na área da agricultura, indústria, construção civil e transportes, entre outras.
Jacob Nyambir visitou ainda o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), que vai reforçar a cooperação com instituições de ensino africanas. 
“Já temos uma parceria com a principal universidade moçambicana, ao abrigo da qual estão aqui dois docentes de Moçambique a fazer dois mestrados. Depois vamos ter uma grande parceria, que penso que será emblemática, com os três politécnicos de Moçambique, que prevê o desenvolvimento curricular de novos cursos nesses politécnicos e a qualificação do corpo docente desses politécnicos”, garante o presidente do IPB, Sobrinho Teixeira.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário