Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

1763, Miranda do Douro, Maio, 17. – Pastoral do bispo D. Frei Aleixo de Miranda Henriques sobre a arrecadação dos dízimos por parte de rendeiros.

Dom Frey Aleyxo de Miranda Henriques da Ordem dos Pregadores por merce de Deos e da Sancta Sé Apostolica Bispo de Miranda e do Conselho de Sua Magestade Fidelissima etc.

A todos os nossos subditos saude e paz em Jesus Christo Nosso Senhor etc.
Fazemos saber que sendo publicada huma nossa pastoral para que os reverendos parochos não deixassem que rendeiros alguns recolhão fructos assim de commendas como de outras quaesquer rendas ou sendo as de nossa mitra sem que authorizem seos arrendamentos e mostrem ter satisfeito o que devem ao seminario e colheita pelo grave prejuizo que do contrario se experimenta teve abservancia somente o primeiro anno de sua publicação ou por que não foi bem entendido ser da nossa intenção que esta se observasse para sempre ou pela desordem em que a invazão dos inimigos pos o cumprimento desta ley. E por que desejamos a sua prompta e inteira satisfação a declaramos aos reverendos parochos para que assim a tenhão entendido, e mandamos com pena de suspensão o fação inviolavelmente observar. O nosso reverendo vigario de Bragança fara expedir esta pelos lugares do seu districto e sera trasladada no livro aonde pertencer e juncto a esta passarão os reverendos parochos recibo etc. Dada em Miranda sob nosso signal e sello de nossas armas aos dezassette de Mayo de mil sette centos sessenta e tres.

Frey Aleyxo Bispo de Miranda
De mandado de Vossa Excellencia Reverendissima o padre Francisco Xavier de Sa Moraes a sobscrevi.

Pastorais dos Bispos de Miranda do Douro e Bragança
pUBLICAÇÃO DA C.M.B.

Sem comentários:

Enviar um comentário