Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Internamento do Hospital de Bragança sem ar condicionado

Centros de Saúde de Vinhais e Carrazeda de Ansiães com sistemas de climatização avariados
As altas temperaturas estão a causar constrangimentos nalgumas unidades de saúde do distrito de Bragança. O internamento do Hospital de Bragança não tem sistema de climatização e em alguns centros de saúde o sistema de ar condicionado está avariado.
O presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, António Marçôa, admite que esta situação causa desconforto no internamento, mas garante que estão a ser tomadas medidas para refrescar estes serviços nos dias de maior calor.
“É a mais antiga, tem cerca de 40 anos, não foi estruturalmente preparada para tal. Embora a construção tenha sido muito bem feita, arquitectonicamente tem uma espécie de persianas em cimento, que impedem que o sol incida directamente na parte do internamento, o que atenua bastante o calor, de qualquer forma existe algum desconforto nesta altura. Temos algumas medidas que estão a ser tomadas, nomeadamente a ventilação tem sido reforçada e está-se a analisar a questão de se conseguir instalar nos pisos mais quentes alguns equipamentos que minimizem esse desconforto”, explica o responsável.
Classificação é entrave
Este edifício já sofreu obras de remodelação, mas António Marçôa garante que não foi possível colocar um sistema de climatização. 
“O problema do edifício principal, para além de estruturalmente não estar preparado, é que está classificado pelo IGESPAR e nós não podemos colocar equipamentos na fachada exterior”, justifica o presidente da ULS do Nordeste.
O calor também está a causar constrangimentos nos Centros de Saúde de Vinhais e de Carrazeda de Ansiães, devido à avaria do ar condicionado.
“Nós temos tido algumas avarias, como é normal, porque há mais solicitações nesta altura. Há dois centros de saúde que só esta semana estarão completamente reparados”, assegura António Marçôa. 
Ainda assim, a ULS do Nordeste está a concentrar as atenções para minimizar os efeitos do calor no serviço de Pediatria.
Mais episódios de urgência em Julho
Nos primeiros dez dias de Julho verificou-se um aumento de 12 por cento do número de episódios de urgência no Hospital de Bragança, relativamente ao mesmo período do ano passado. No entanto, o presidente da ULS do Nordeste diz que esta situação não está directamente relacionada com as altas temperaturas que se fizeram sentir na região no início do mês.
António Marçôa diz mesmo, que a afluência de pessoas à Urgência nos meses de Verão é inferior àquele que se verifica no Inverno, nomeadamente nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março, por causa das gripes.
Ainda assim, as pessoas que se deslocam aos serviços de saúde da ULS do Nordeste recebem informação sobre os cuidados a ter com o calor, baseada nas medidas da Direcção Geral de Saúde.
Evitar a exposição directa ao sol entre as 11 e as 18 horas, aumentar a ingestão de água ou de sumos de fruta natural, ter especial atenção os grupos mais vulneráveis ao calor, nomeadamente idosos, crianças e grávidas, são apenas algumas das medidas a ter em conta nos dias quentes de Verão.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário