As associações de criadores de gado aplaudem a abertura de um centro de valorização de raças autóctones em Bragança e a realização de uma feira mensal de gado.
A câmara municipal inaugura amanhã esta infra-estrutura para apoiar a lavoura transmontana. O secretário técnico do livro genealógico da Associação de Criadores de Bovinos da Raça Mirandesa enaltece a iniciativa para promover a manutenção do efectivo. “Se a ideia é fazer uma feira mensal de gado só tenho que louvar, pois desde que o gado seja proveniente de efectivos sem doenças, as feiras são sempre boas no sentido de proporcionar as trocas entre os criadores e dessa forma valorizar os animais”, refere António Pimentel.
Também o presidente da Associação de Criadores de Ovinos de Raça Churra Bragançana aplaude a iniciativa, considerando que é fundamental para o melhoramento da raça. “É lógico que se houver um centro onde as pessoas possam comercializar é sempre útil para os criadores”, afirma Luís Afonso, acrescentando que “não se pode fazer melhoramento sem haver trocas de animais pois ao fim de algum tempo tem de ir buscar machos a outras explorações para beneficiar os rebanhos”.
O certame vai realizar-se uma vez por mês no recinto de valorização de raças autóctones que vai ser inaugurado amanhã em Bragança e que representa um investimento de um milhão e duzentos mil euros.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário