Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Associações de criadores de gado aplaudem abertura de centro de valorização de raças autóctones

As associações de criadores de gado aplaudem a abertura de um centro de valorização de raças autóctones em Bragança e a realização de uma feira mensal de gado.
A câmara municipal inaugura amanhã esta infra-estrutura para apoiar a lavoura transmontana.  O secretário técnico do livro genealógico da Associação de Criadores de Bovinos da Raça Mirandesa enaltece a iniciativa para promover a manutenção do efectivo. “Se a ideia é fazer uma feira mensal de gado só tenho que louvar, pois desde que o gado seja proveniente de efectivos sem doenças, as feiras são sempre boas no sentido de proporcionar as trocas entre os criadores e dessa forma valorizar os animais”, refere António Pimentel.
Também o presidente da Associação de Criadores de Ovinos de Raça Churra Bragançana aplaude a iniciativa, considerando que é fundamental para o melhoramento da raça. “É lógico que se houver um centro onde as pessoas possam comercializar é sempre útil para os criadores”, afirma Luís Afonso, acrescentando que “não se pode fazer melhoramento sem haver trocas de animais pois ao fim de algum tempo tem de ir buscar machos a outras explorações para beneficiar os rebanhos”.
O certame vai realizar-se uma vez por mês no recinto de valorização de raças autóctones que vai ser inaugurado amanhã em Bragança e que representa um investimento de um milhão e duzentos mil euros.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário