Feira da Maçã, Vinho e Azeite foi pretexto para levar a rádio junto da população
A Feira da Maçã, Vinho e Azeite continua a ser a grande montra para a afirmação dos produtos mais representativos na economia do concelho de Carrazeda de Ansiães.
O presidente da Câmara Municipal acredita que o futuro passa pela produção agrícola aliada à inovação tecnológica e agro-turismo. José Luís Correia vai mais longe e acredita mesmo que a sobrevivência económica do concelho depende da capacidade dos produtores unirem esforços, através de uma sociedade comercial, que, segundo o autarca, está já a constituir-se legalmente, de forma a permitir uniformizar técnicas de produção, ter maior escala e capacidade de valorização na hora de vender os produtos, assim como desenvolver a agro-indústria.
Um dos problemas que continua a preocupar José Luís Correia neste sector continua a ser a venda ao desbarato de uvas, directamente a grandes empresas nacionais do sector vinícola. “Estamos no Douro, Património da Humanidade, e não estamos a tirar qualquer vantagem disso. O vinho e as uvas continuam a vender-se a preços irrisórios pelos pequenos produtores às grandes casas exportadoras. É preciso contrariar isso”, defende o presidente da Câmara.
Aqui quem produz maçã, produz também vinho e azeite. A persistência na produção destes produtos agrícolas só é possível porque está ainda assente numa estrutura familiar. Ainda assim, estão já a surgir no concelho algumas empresas que apresentam já algumas inovações tecnológicas no armazenamento e conservação da maçã, bem como a aposta nos novos mercados mundiais.
O Tio João ajudou a despertar Carrazeda
O “Bom dia Tio João” continua com a “Presidência Aberta” na Rádio Brigantia. Desta vez em directo de Carrazeda de Ansiães.
O Tio João ajudou a despertar Carrazeda de Ansiães e acompanhou os apanhadores da maçã, através da emissão em directo.
Às cinco da manhã do passado sábado, eram ainda muitos os jovens que se divertiam na festa “After Hours”, a uns escassos metros de onde o programa de rádio “Bom Dia Tio João” se estava a instalar, para dali a menos de uma hora a festa se fazer para quem desperta cedo. As madrugadas já estão frescas e a necessidade de agasalho sente-se já na pele do “Tio João”, que não levou casaco. Mas depois de dez minutos de programa um membro da maior família do mundo deslocou-se à Praça do Centro de Inovação Tecnológica Inova Rural, junto à feira, com um casaco para o “Tio João”.
Depois foram quatro horas em directo de Carrazeda de Ansiães, com telefonemas que chegaram de toda a região e até do estrangeiro. Ouvintes de Carrazeda que estando longe, aproveitaram para matar saudades pela rádio.
Esta foi também uma oportunidade para ver o “Tio João” fazer o programa ao vivo e dar-lhe um abraço.
Destaque
Maçã, vinho e azeite são os produtos que fortalecem a economia do concelho
in:jornalnordeste.com
Sem comentários:
Enviar um comentário