sexta-feira, 18 de outubro de 2013

EDM procura parceiros asiáticos para projetos de volfrâmio

A EDM - Empresa de Desenvolvimento Mineiro está a participar na Feira Internacional de Macau para procurar parceiros asiáticos para prospeção e exploração de minas, especialmente de volfrâmio, no norte e centro do país.
"Procuramos parceiros asiáticos para projetos de projeção e pesquisa de minérios metálicos em Portugal, especialmente a olhar para o volfrâmio nas regiões centro e norte", disse à agência Lusa o presidente da empresa pública do setor mineiro, Carlos Caxaria, à margem da Feira Internacional de Macau. 
O mesmo responsável avançou que a EDM procura nomeadamente um parceiro para um projeto em que "já está a trabalhar em Argozelo", no distrito de Bragança.
"Estamos a falar em prospeção e pesquisa, fase em que o investimento não ultrapassa um milhão de euros, tendo em vista a exploração. Se se confirmar um bom potencial económico do jazigo, então aí o investimento será mais elevado", explicou Carlos Caxaria.
A EDM é uma das mais de 80 empresas que se promove no Pavilhão de Portugal da Feira Internacional de Macau, certame que escolheu para uma primeira aproximação ao mercado asiático.
"Já fomos uma empresa mineira de referência em Portugal em termos de exploração, depois da privatização temo-nos vindo a dedicar à recuperação ambiental de minas abandonadas e recentemente estamos a abrir de novo a área da prospeção e pesquisa", apontou o presidente.
Ao salientar que Portugal "tem matérias-primas importantes para a Ásia, como o cobre, tungsténio, estanho e ouro" e que é na Ásia "onde há hoje mais dinheiro, onde mais se investe no setor mineiro e há mais necessidade de matérias-primas", Carlos Caxaria manifestou-se confiante de que a EDM consiga encontrar parceiros na região.

OJE/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário