Em Freixo de Espada à Cinta comemoraram-se, no passado Sábado, os 500 anos da chegada de Jorge Álvares aos mares da China.
O facto de o navegador ser natural daquela vila transmontana é um motivo de orgulho para os seus conterrâneos. “Sinto muito orgulho em que digam que ele é de Freixo de Espada à Cinta porque foi um grande navegador, um grande cronista, um amigo de São francisco Xavier e claro que estas coisas todas ficam para a história”.
Durante o decurso das comemorações, a autarca de Freixo de Espada à Cinta salientou a necessidade de investigar a identidade do navegador.
Maria do Céu Quintas diz que a reedição de um livro sobre a vida de Jorge Álvares é um dos objectivos do Município para dar a conhecer a sua história. A comissão de honra foi presidida por Adriano Moreira.
O professor realça que numa altura em que Portugal está a atravessar períodos de crise difíceis o regresso às raízes é muito importante. “Não é apenas a homenagem, é que as Nações precisam cimento que se chama união de afectos e esse afecto não se deve esquecer sobretudo quando temos crises muito difíceis como a que Portugal está a passar”.
Do programa protocolar das cerimónias, em Freixo de Espada à Cinta, constou também o lançamento do Carimbo Comemorativo "Jorge Álvares” da responsabilidade dos CTT.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário