Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Freixo comemora os 500 anos da chegada de Jorge Álvares à China

Em Freixo de Espada à Cinta comemoraram-se, no passado Sábado, os 500 anos da chegada de Jorge Álvares aos mares da China.
O facto de o navegador ser natural daquela vila transmontana é um motivo de orgulho para os seus conterrâneos. “Sinto muito orgulho em que digam que ele é de Freixo de Espada à Cinta porque foi um grande navegador, um grande cronista, um amigo de São francisco Xavier e claro que estas coisas todas ficam para a história”.
Durante o decurso das comemorações, a autarca de Freixo de Espada à Cinta salientou a necessidade de investigar a identidade do navegador. 
Maria do Céu Quintas diz que a reedição de um livro sobre a vida de Jorge Álvares é um dos objectivos do Município para dar a conhecer a sua história.  A comissão de honra foi presidida por Adriano Moreira. 
O professor realça que numa altura em que Portugal está a atravessar períodos de crise difíceis o regresso às raízes é muito importante. “Não é apenas a homenagem, é que as Nações precisam cimento que se chama união de afectos e esse afecto não se deve esquecer sobretudo quando temos crises muito difíceis como a que Portugal está a passar”.
Do programa protocolar das cerimónias, em Freixo de Espada à Cinta, constou também o lançamento do Carimbo Comemorativo "Jorge Álvares” da responsabilidade dos CTT.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário