Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Laboratórios temem alargamento da internalização das análises a todo o distrito

Pode ser o fim dos Laboratórios de Análises privados no distrito de Bragança. Quem o diz é o representante dos técnicos de Análises Clínicas no Nordeste Transmontano.
Roberto Costa diz que a Unidade Local de Saúde do Nordeste se prepara para avançar com a internalização das análises em todo o distrito, já no início do próximo ano, e não tem dúvidas que esta medida vai pôr em causa os postos de trabalho no privado. “Esta internalização a avançar poderá ser o fim dos laboratórios. 
Já quando foi da internalização nas três cidades, Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela, em Março de 2012, foi-nos garantido que a internalização não avançaria de modo também a garantir a nossa continuidade e também porque eles não teriam capacidade para absorver tantos utentes. E agora vemo-nos confrontados com esta situação que põe estes postos de trabalho todos em risco, porque nós desde março de 32012 que fomos obrigados a reduções de salários, reorganizámos os serviços, para conseguir aguentar o barco, mas agora se esta medida avança não há reorganização que valha, nem redução salarial. É mesmo o fim”, teme o representante dos analistas.  
Os trabalhadores dos Laboratórios escreveram uma carta aberta dirigida ao presidente do Conselho de Administração da ULS do Nordeste. Roberto Costa confessa que o objectivo é sensibilizar António Marçôa a não avançar com esta medida. “Decidimos escrever esta carta e a ele [António Marçôa] foi-lhe entregue com anexos de fotografias dos nossos colaboradores em família, para que olhe para lá dos números, e que veja que há pessoas com família que dependem deste emprego e a nossa intenção é mesmo sensibilizá-lo para que não avance com esta medida”, salienta Roberto Costa.
Questionado sobre esta questão, o conselho de administração da ULS Nordeste responde, em comunicado, que o alargamento da internalização de análises clínicas a todo o distrito de Bragança é uma possibilidade em análise. No entanto, garante que tal só acontecerá quando estiverem reunidas todas as condições que ofereçam aos utentes a garantia máxima de qualidade, segurança e conforto.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário