O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte é o principal orador da Conferência “Portugal 2020: o Papel dos Fundos Comunitários na Promoção da Competetividade de Trás-os-Montes e Alto Douro”, que decorre amanhã, dia 18, no auditório do NERBA.
Em entrevista ao Jornal Nordeste, Emídio Gomes antecipa as prioridades do novo pacote de fundos estruturais, que promete aumentar a competitividade das regiões mais pobres do País.
Jornal Nordeste (JN) - Em que medida os fundos estruturais 2014-2020 vão contribuir para reduzir as assimetrias regionais que ainda persistem, nomeadamente no Norte do País?
Emídio Gomes (EG) - O grande desafio que se impõe no novo quadro comunitário de apoio é o de assegurar a convergência real das regiões mais pobres relativamente à média comunitária e este esforço reflete-se, sobretudo, numa maior aposta nos programas regionais, passando a representar cerca de 40% do total, face aos 30% que têm no atual QREN. Este acréscimo deve-se ainda à integração do Fundo Social Europeu nos Programas Regionais, que passam a ter como prioridades o Capital Humano, designadamente na qualificação de recursos humanos, face a investimentos em infraestruturas e equipamentos. A atual conjuntura impõe também como grande prioridade a Competitividade e Internacionalização da economia, aqui com uma forte aposta no apoio às micro, pequenas e médias empresas, e na Investigação, Desenvolvimento e Inovação, muito à custa da transferência do conhecimento para o tecido produtivo. A rematar destaca-se a prioridade da Inclusão Social e do Emprego, para responder ao grave problema do desemprego estrutural.
Recordo que a recuperação e a qualificação do emprego são o maior dos desafios que temos que superar. O nível territorial deve assumir um papel ativo na promoção do emprego qualificado e de emprego local que, em Portugal, nunca foi concretizado. Esta é não só uma prioridade do Portugal 2020, como naturalmente do próximo Programa Operacional Regional do Norte.
in:jornalnordeste.com
Sem comentários:
Enviar um comentário