Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Alfândega da Fé integra Rede de Cidades e Vilas de Excelência

Alfândega continua o trabalho de planeamento e construção de um município acessível para todos. O Plano de Promoção da Acessibilidade– Alfândega Inclusiva, recentemente concluído, revela-se como um instrumento fundamental neste desígnio.
Este Plano visa contribuir para a eliminação progressiva de barreiras arquitetónicas, urbanísticas, sociais e psicológicas que tanto prejudicam a vida dos cidadãos com mobilidade reduzida. Isso mesmo foi referido durante o workshop Acessibilidade e Mobilidade para todos, que decorreu a 27 de dezembro, na Biblioteca Municipal.
Uma sessão de trabalho, que marcou o encerramento deste Plano, que é produto de uma candidatura efetuada pelo município no âmbito do Programa Operacional de Potencial Humano (POH-QREN). 
O Plano de Promoção da Acessibilidade– Alfândega Inclusiva abrange 5 áreas temáticas : o espaço público, edificado, transportes, comunicação e infoacessibiidades.
Ao todo foram analisados 30 edifícios, percorridos 30km lineares, analisados suportes comunicacionais e presença na internet de forma a criar um Plano Estratégico de prioridades de intervenção, no qual foram detetados os problemas existentes, e apresentadas as soluções e ações apropriadas para dotar o município de condições próprias do acesso universal.
Tudo isto com vista à construção de um município com as mesmas oportunidades para todos os cidadãos. Esse é o principal objetivo a concretizar com a aplicação prática das diretrizes do Plano de Promoção da Acessibilidade – Alfândega Inclusiva.
Durante o workshop foram apresentados os resultados dos estudos das acessibilidades, as intervenções do município nesta matéria a participação das entidades parceiras assim como abordadas as perspetivas deste território como um destino de excelência. É que Alfândega da Fé é o mais recente membro da rede de cidades e vilas de excelência e quer afirmar-se enquanto destino acessível e de excelência.
Daí que o encerramento do Workshop tenha sido marcado com a entrega por parte do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade da Bandeira da Rede das Cidades e Vilas de Excelência. Um gesto simbólico que assinala o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo município neste campo, afirmando o nome de Alfândega da Fé enquanto local de excelência para viver, trabalhar ou visitar.
Para além disso, esta distinção revela a vontade de trabalhar no desenvolvimento sustentável, harmonioso e integrado do território e pode ser entendida como uma continuidade do trabalho iniciado com o Plano de Promoção da Acessibilidade no sentido de construir uma Alfândega verdadeiramente inclusiva.

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário