Autarquia vai criar zona de lazer acessível a cidadão com dificuldades de mobilidade
Alfândega da Fé vai ter o primeiro parque verde acessível do Nordeste Transmontano.
A revelação foi feita na passada sexta-feira durante um workshop sobre Acessibilidade e Mobilidade no qual foram apresentados os resultados do Plano de Promoção da Acessibilidade de Alfandega da Fé.
A presidente da Câmara assegura que as intervenções feitas pretendem tornar a vila acessível e inclusiva. “O projecto de requalificação urbana que fizemos já tem em atenção as questões de acessibilidade”, afirma Berta Nunes, acrescentando que “o nosso parque verde vai ter a certificação de primeiro parque verde acessível no Nordeste Transmontano depois de terminarmos a intervenção que estamos a planear”.
Depois de fazer a radiografia das acessibilidades na vila e das barreiras arquitetónicas existentes, a coordenadora do plano apresentou propostas à autarquia para a resolução dos problemas encontrados. “Alguns problemas podem ser intervencionados de forma rápida e sem grandes custos como é o caso de remover um sinal de trânsito do meio do passeio ou uma papeleira, mas depois também há um conjunto de problemas que exigem algum investimento e que terão de aguardar por fundos comunitários”, refere Paula Teles.
Rede de excelência
Alfândega da Fé já faz parte da Rede de Cidades e Vilas de Excelência. O coordenador realça a qualificação do espaço público. “Nos últimos anos, Alfândega da Fé tem vindo a qualificar o seu espaço público que pode ser motivo de aprendizagem para todos os que integram a rede”, afirma Pedro Ribeiro da Silva.
Em todo o país já são 40 os municípios que fazem parte desta rede. Em Trás-os-Montes, Alfândega da Fé é o único.
in:jornalnordeste.com
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário