A Diocese de Bragança-Miranda informou que esta sexta-feira vai decorrer em Santo Antão da Barca a dessacralização do santuário local.
O santuário de Santo Antão da Barca situado na margem direita do rio Sabor, está a ser transferido para nova localização pela EDP, dado que o seu local tradicional vai ficar submerso após a conclusão da barragem do Baixo Sabor.
O ato simbólico da dessacralização vai acontecer às 15h00 do dia litúrgico de Santo Antão no local do até agora santuário, onde vai ser deixado um memorial em forma de cruzeiro para assinalar o local da primitiva capela.
No final da tarde vai ser celebrada uma eucaristia na igreja paroquial de Parada presidida pelo bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro.
O futuro santuário de Santo Antão vai ficar situado a cerca de um quilómetro do atual, a uma cota superior, num planalto sobranceiro às águas da futura albufeira do Sabor.
A dessacralização da atual capela será realizada pela Diocese de Bragança-Miranda em colaboração com a Direção Regional de Cultura do Norte, a Unidade Pastoral de Alfândega da Fé e a Irmandade de Santo Antão da Barca.
MD/PR
in:Agência Ecclesia
Sem comentários:
Enviar um comentário