O jardim-de-infância Nuclisol, em Mirandela, voltou a cumprir a tradição de levar as crianças a apanhar a azeitona.
No dia 20 de Dezembro, como já vem sendo hábito, as crianças trajaram-se a rigor e munidos de entusiasmo para a apanha da azeitona. “As jornadas do azeite é uma actividade que habitualmente se realiza como forma de articular as nossas crianças com o mundo real e com as tradições da nossa região”, refere a directora do jardim-de-infância, Beatriz Silva.
A iniciativa decorreu no bairro do Fundo do Fomento com o apoio dos técnicos e funcionários da Câmara Municipal de Mirandela. Estendidas as lonas debaixo das oliveiras, rapidamente as crianças se adaptaram ao ritmo e quiseram intervir. Pegaram nas varas e começaram a varejar as oliveiras até não restar uma azeitona. Puxaram as lonas para a seguinte e o ritmo manteve-se. No final juntaram a azeitona e escolheram os ramos.
Findo o trabalho, houve tempo para o convívio com um piquenique recheado de produtos da região onde constou o pão, alheiras, linguiça, entrecosto, tudo assado na fogueira.
Esta actividade iniciou assim o Festival do Azeite Novo, prosseguindo com a habitual visita ao lagar e terminou com uma prova do azeite.
in:jornalnordeste.com
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário