Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Mirandela - Crianças apanham azeitona

O jardim-de-infância Nuclisol, em Mirandela, voltou a cumprir a tradição de levar as crianças a apanhar a azeitona.
No dia 20 de Dezembro, como já vem sendo hábito, as crianças trajaram-se a rigor e munidos de entusiasmo para a apanha da azeitona. “As jornadas do azeite é uma actividade que habitualmente se realiza como forma de articular as nossas crianças com o mundo real e com as tradições da nossa região”, refere a directora do jardim-de-infância, Beatriz Silva.
A iniciativa decorreu no bairro do Fundo do Fomento com o apoio dos técnicos e funcionários da Câmara Municipal de Mirandela. Estendidas as lonas debaixo das oliveiras, rapidamente as crianças se adaptaram ao ritmo e quiseram intervir. Pegaram nas varas e começaram a varejar as oliveiras até não restar uma azeitona. Puxaram as lonas para a seguinte e o ritmo manteve-se. No final juntaram a azeitona e escolheram os ramos. 
Findo o trabalho, houve tempo para o convívio com um piquenique recheado de produtos da região onde constou o pão, alheiras, linguiça, entrecosto, tudo assado na fogueira. 
Esta actividade iniciou assim o Festival do Azeite Novo, prosseguindo com a habitual visita ao lagar e terminou com uma prova do azeite.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário