Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Bragança - Festival do Butelo à conquista de Espanha

A Câmara de Bragança está apostada em atrair os vizinhos espanhóis com o mais típico enchido da região, o butelo, que é o motivo de um festival gastronómico agendado para os dias 21 a 23 de Fevereiro.
De 21 a 23 de Fevereiro regressa o Festival do Butelo e da Casula, o enchido de ossos e as cascas de feijão secas, um prato gastronómico «genuíno» desta zona do Nordeste Transmontano, que nos últimos três anos tem ganhado maior visibilidade com uma confraria a dinamizar a produção e consumo.
Este ano, o festival aposta no público da vizinha Espanha, sobretudo na cidade vizinha de Zamora, que vai conhecer a iniciativa através de um grupo de Caretos de Salsas, os tradicionais mascarados, que vão distribuir panfletos com o programa à população da cidade espanhola.
«Sabemos que do lado espanhol há um grande potencial, há muita gente que gosta deste produto, sabemos que, também pela proximidade que têm connosco, nomeadamente Zamora e Leon, vêm a Bragança à procura daquilo que nós temos de bom e nada melhor do que oferecer às pessoas aquilo que é este produto de excelente qualidade», explicou o presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias.
O município, que organiza o festival junto com a Confraria do Butelo e da Casula, está a divulgar a iniciativa em Espanha também através dos meios de Comunicação Social e em eventos ligados à área da gastronomia.
O objectivo «é atrair gente a Bragança que aqui possa deixar algum dinheiro, dinamizem a economia» e que usufruam, além da gastronomia, de outras ofertas turísticas, nomeadamente a nível ambiental e cultural.
O autarca anunciou a intenção de no próximo ano associar este festival a outras tradições locais «para ganhar dimensão», concretamente a da máscaras e dos típicos Caretos que por esta altura do ano animam a região nas Festas de Inverno ou Festas dos Rapazes.
«A aposta é que Bragança possa ser projectada para o exterior como uma cidade com muito bons equipamentos de âmbito cultural, com uma gastronomia fantástica, a vertente ambiental de excelência e o que tiver a ver com os produtos regionais que são aqueles que verdadeiramente marcam a diferença e que fazem a diferença da nossa qualidade comparativamente com outras terras», declarou o autarca.
No fim-de-semana de 21 a 23 de Fevereiro, o Festival do Butelo e das Casulas promete animação e dar a provar este prato regional em 22 restaurantes da cidade que aderiram á iniciativa.
Para os visitantes que quiserem comprar a iguaria, haverá uma tenda instalada na principal praça da cidade, a da Sé, onde 12 produtores vão vender enchidos e outros produtos regionais. No dia 23, Domingo, a entrada em todos os museus da cidade é gratuita.
O butelo estava a perder-se como hábito gastronómico até que há três anos foi criada a confraria para «reactivar e dinamizar o consumo deste produto e a procura, assim como a produção tem vindo a aumentar substancialmente», garantiu o grão-mestre, Nuno Pires.

Café Portugal/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário