Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Inauguração da Exposição "Bragança pelo Olhar dos Artistas"

O próximo dia 20 de Fevereiro, Bragança celebra o 550º aniversário. Para assinalar a efeméride, o Museu do Abade de Baçal tem o prazer de inaugurar a exposição “Bragança pelo Olhar dos Artistas”, pelas 16h00. Esta é constituída por diversas obras que retratam a cidade, procurando representar e exprimir o olhar de vários artistas sobre Bragança ao longo dos tempos.
Nestes 550 anos da elevação de Bragança à categoria de cidade apresentamos um conjunto importante de pinturas dedicadas em exclusivo à cidade de Bragança e às suas gentes. Na primeira vertente valorizámos o conjunto paisagístico do aglomerado – em que o recorte do acastelado se impõe na paisagem e é construído como uma referência topológica, um ex-líbris da urbe – e aspetos mais particulares ou mesmo de pormenor do agregado, variando entre a referência prosaica e casuística, a monumentalidade patrimonial de algumas arquiteturas e a referenciação do Fervença e bairros limítrofes. Numa segunda aproximação privilegiámos algumas leituras de figuras populares de cuja memória a maior parte da informação oral já se afastou, mas que foram referência significativa no viver quotidiano da cidade e que vários autores quiseram homenagear e perpetuar. E estes demiurgos da arte imortalizaram o Calça Cagada, o Cu Torto, O Ti Júlio, O Miguelzinho e vários outros que a História pouco referência.
Os autores representados são já, todos eles, figuras cimeiras afirmadas e bem conhecidas do público. Pelo volume da obra mostrada evidenciam-se Manuel Ferreira, por vezes também de Palácios, Henrique Tavares – um mecenas deste museu ao longo da década de 30 –, Joaquim Lopes, na altura dirigente da ESBAP – mas também autor e responsável da VII Missão Estética de Férias realizada aqui em Bragança, no verão de 43 –, e quase todos os elementos que integraram esta delegação e que mostraram as suas obras na primeira exposição temporária deste Museu em 7 de Outubro de 1943, e de que evidenciámos, pela temática da pintura relacionada com a cidade, Celestino de Sousa Alves, Mamede Fernandes Portela e António Cândido da Silva, para além do ilustríssimo mestre. Acrescentemos a estes outros autores consagrados que também ilustraram a urbe na aguarela ou no óleo, raramente no pastel, quase todos eles novecentistas: António Lino, Domingos Alvarez, Alberto de Sousa, Mendes da Silva, Artur Justino, Lauro Corado, Sofia Martins, Portela Júnior, Júlio Ramos, Júlio Barros, Luís Canotilho, Abílio Mineiro.
E muitos outros poderiam estar representados… Grande parte deste repositório artístico é propriedade do Museu do Abade de Baçal. Todavia, também temos de agradecer à Região de Turismo, a alguns autores e a colecionadores que tão simpaticamente se disponibilizaram a colaborar connosco: um bem-haja a todos! Não deixa de ser uma oportunidade para que a cidade se reveja e se apreenda do valor histórico e cultural que possui. Aos seus e aos outros. Tratando-se de um evento de cariz cultural esta é também uma boa ocasião para revisitar o Museu do Abade de Baçal e conhecer a sua programação cultural no mês em que se celebra o 550º aniversário de elevação a cidade de Bragança.

in:cardapio.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário