As crianças de Alfândega da Fé conheceram a 12 de Junho as riquezas naturais que sustentam a candidatura do território transfronteiriço do nordeste transmontano (em Portugal) e Salamanca (Espanha) e que constitui a maior Reserva da Biosfera da Europa.
Esta é a primeira vez que o promotor, o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (ZASNET AECT), se dirige à comunidade escolar com o propósito de ajudar os mais jovens a tomarem consciência do que os envolve e de que são parte integrante neste processo e futuros gestores destes património natural e cultural.
Ao longo do dia, segundo o agrupamento, os alunos do concelho transmontano participaram numa jornada para conhecer o projecto que tem como objectivo principal a candidatura à UNESCO para classificação como Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica do território que vai desde o nordeste transmontano até à província de Zamora e de Salamanca.
As crianças e jovens de Alfândega da Fé terão ainda a oportunidade de visitar a exposição fotográfica sobre este espaço com fotografias de António Sá, patente no centro cultural local.
Com aproximação aos mais novos, o ZASNET AECT tem ainda como «objectivo desmistificar a ideia de que uma Reserva da Biosfera é uma Reserva Natural ou Parque ou que trará restrições ao uso do território e às actividades económicas».
Serão os jovens, defendem os promotores, «os mensageiros de que este certificado de qualidade ambiental utilizável na promoção do desenvolvimento e emprego, atestado pela UNESCO, será uma mais-valia, será uma projecção internacional para o território, para os seus espaços, os seus produtos e serviços».
O estatuto de Reserva da Biosfera é uma espécie de selo de qualidade atribuído pela Unesco a territórios pelo uso e preservação da biodiversidade.
Esta candidatura ibérica, em preparação há mais de três anos, abrangerá um território com uma área equivalente à região norte de Portugal.
Neste território concentram-se várias áreas protegidas portuguesas e espanholas como os parques naturais de Montesinho, do Douro Internacional, de Sanábria e das Arribas do Douro, alguns territórios inseridos na Rede Natura, como a Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, Romeu, Sierra de la Culebra, Lagunas de Villafafila e Rio Sabor/Rio Maçãs.
O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial ZASNET AECT engloba municípios do Nordeste Transmontano, concretamente da Terra Fria, Terra Quente e Douro Superior, do lado português, e de Zamora e Salamanca, do lado espanhol.
Café Portugal/Lusa
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário