SERRA DO MARÃO É O CENÁRIO ESCOLHIDO PARA A CELEBRAÇÃO
Solstício de Verão desperta cumplicidades cósmicas
Testemunhar o amanhecer na serra do Marão, dando as boas-vindas ao Sol, é o propósito maior da comemoração do Solstício de Verão. Para 20 e 21 de Junho, a AETUR – Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes preparou um programa especial, onde se destaca uma Queimada presidida pelo Padre Fontes.
O Solstício de Verão é a época do ano em que o astro-rei descreve a sua maior curva aparente e em que a terra atinge o expoente da sua energia vital. Evocando os rituais da cultura celta, os participantes vão ter a oportunidade de assistir a esse momento de comunhão cósmica, bem no topo da Serra do Marão. Haverá, ainda, um conjunto de práticas benfazejas, de rituais de purificação e de celebração.
Ao fim da tarde de 20 de Junho, os participantes serão recebidos no centro da vila da Cumieira [Santa Marta de Penaguião] e brindados com um Vinho do Porto. Seguir-se-á um passeio pedonal para recolher plantas medicinais, aromáticas e comestíveis.
As energias serão restabelecidas com um jantar temático na Quinta da Cumieira, pontuado pela Queimada do Solstício, sob a chancela do Padre Fontes, mentor do Congresso de Medicina Popular de Vilar de Perdizes e das 'sextas-feiras 13' na vila de Montalegre. A animação musical ficará a cargo do grupo de gaiteiros Os Roleses, que viaja de Urrós [Mogadouro].
Após um curto intervalo para descansar, o programa estende-se pela madrugada de 21 de Junho, com a colheita de água em sete fontes. A partida para a Serra do Marão está marcada para as 3h30, por isso, poderá ser útil inserir as coordenadas [41⁰14’54N, 07⁰52’55W] no GPS.
Assim que a linha do horizonte começar a ser invadida pelos tons alaranjados, decorrerá o cerimonial de saudação ao Sol e a purificação simbólica dos presentes. A reunião dos elementos da água, da terra, do ar e do fogo acontecerá ao som das gaitas-de-foles d’ Os Roleses.
Enquanto o olhar se deleita com a ondulação geológica, os participantes vão sentir a energia telúrica do Reino Maravilhoso de Miguel Torga. A jornada culminará com um pequeno-almoço servido no local para compensar o esforço da vigília.
As inscrições para o Solstício de Verão podem ser feitas até 18 de Junho, através do e-mail geral@aetur.pt ou pelos telefones 914 223 837 e 934 092 472.
Há uma década que a comemoração do Solstício de Verão na serra do Marão, organizada pela AETUR, se tornou num ponto incontornável do calendário turístico da região Norte, atraindo participantes oriundos dos distritos de Bragança, Vila Real e Porto.
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário