Entre os dias 14 de Junho e 6 de Julho vai estar patente na sala de Exposições Temporárias do CITICA, em Carrazeda de Ansiães, a exposição “As Pontes do Rio Douro” produzida em parceira pelo Museu do Douro e pela Ordem dos Engenheiros.
Esta exposição mostra as pontes que foram sendo projectadas e erguidas no Rio Douro, ao longo dos tempos, e o simbolismo e desafio técnico a elas associadas. A presente exibição exalta o domínio da técnica por parte do homem mas igualmente a beleza e a imponência de um rio que nunca é demais evidenciar.
Durante muitos séculos o rio Douro constituiu uma enorme barreira física e fronteira natural entre o Norte e o Centro do nosso país, em meados do séc. XIX, com o advento da tecnologia do ferro foi construída a primeira travessia permanente no Douro nacional através de uma ponte pênsil.
Actualmente ao longo do percurso nacional o Rio Douro é atravessado por dezoito pontes encontrando-se duas destas desactivadas.
Esta exposição encontra-se aberta ao publico de terça a sexta-feira das 14.00 às 16.30 e sábados e domingos das 14.30 às 18.30. Encerra às segunda e feriados.
in:noticiasdonordeste.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário