Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

2º Seminário 'Os Judeus em Trás-os-Montes' marcou o arranque do Festival 'Sete Sóis Sete Luas'

A iniciativa marcou o arranque do Festival Sete Sóis Sete Luas, que se realiza no concelho desde 2010. Pelo segundo ano consecutivo a presença judaica na região esteve em análise em Alfândega da Fé, com a realização do 2º Seminário dedicado à temática.
No ano passado o enfoque do seminário foi a criação de uma rota dos judeus em Trás-os-Montes. Este ano foram analisadas as marcas e contributos judaicos na região.
A palestra contou com a presença de Sami Sadak professor da Universidade Aix-en-Provence e Codiretor do BabelMed de Marselha que abordou o tema “ Judeus Espanhóis e Marranos em Portugal” e apresentou o documentário francês “Les derniers marranes” (tradução: Os últimos marranos) dos realizadores Stan Neumann e Frederic Brenner, sobre a misteriosa vida da comunidade judaica transmontana nos anos 90.
Participaram também os oradores Antero Neto e António Júlio Andrade cujas intervenções se debruçaram sobre os temas “Marcas arquitectónicas judaicas e vítimas da Inquisição no concelho de Mogadouro” e “Jacob (Francisco) Rodrigues Pereira – Cidadão do Mundo, Sefardita e Transmontano”, respectivamente. O Seminário terminou com a degustação de produtos mediterrânicos onde não faltaram alguns dos produtos locais, como as amêndoas torradas com ervas aromáticas e o azeite.
A Câmara Municipal está empenhada em recuperar marcas históricas e culturais do concelho como factores potenciadores do turismo e da economia local. Relembrem-se os importantes estudos já apresentados na edição anterior sobre a forte presença judaica na aldeia de Sambade e a sua importância para a compreensão das tradições locais.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário