Os sons do mediterrâneo e da lusofonia invadiram de ritmo o Largo de S. Sebastião em mais um espetáculo do Festival Sete Sóis Sete Luas. As iniciativas deste evento internacional voltaram, pelo quarto ano consecutivo, a Alfândega da Fé. Os Dona Pacheca e os Mazagão.7Luas.Orkestra subiram ao palco no primeiro concerto deste ano do Sete Sóis.
A noite começou com a atuação do grupo musical Dona Pacheca. Uma formação musical, que conta com elementos de Alfândega da Fé, cujo repertório inclui, maioritariamente, música portuguesa. Os Dona Pacheca fizeram uma viagem pelas relembrando grandes nomes como António Zambujo, António Variações e muitos outros.
De seguida, em estreia nacional, os Mazagão.7Luas.Orkestra subiram ao palco para partilhar a música e as sonoridades dos seus países de origem, num verdadeiro diálogo entre culturas que traduz bem o espírito do Sete Sóis. A história desta orquestra é a história da cidade de El Jadida/antiga Mazagão e simboliza a viagem dos seus habitantes que cruzaram três continentes: África, Europa e América do Sul. Esta produção original do festival conta com elementos de Portugal, Espanha, Marrocos, Brasil e Cabo Verde.
O Festival Sete Sóis Sete Luas continua a privilegiar a promoção do diálogo intercultural, potenciando o conhecimento e o contacto entre localidades e países que promovem o festival. Trata-se de um evento internacional que convida à reflexão, à troca de experiências e à cooperação entre diferentes culturas.
Recorde-se que o Festival Sete Sóis Sete Luas acontece em Alfândega da Fé desde 2010, altura em que o município aderiu à rede Cultural Sete Sóis Sete Luas. Este ano o festival decorre em 33 cidades da Europa, África e América do Sul. Em Portugal 7 localidades acolhem as iniciativas do Sete Sóis. Alfândega da Fé é o único concelho do norte do país onde se realiza este Festival internacional.
As iniciativas do Festival Sete Sóis Sete Luas regressam a 26 de julho a Alfândega da Fé com a atuação AKIM EL SIKAMEYA da Argélia.
in:noticiasdonordeste.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário