O "Festival das Migas e do Peixe do Rio" é já no próximo fim-de-semana. Este ano o evento decorre nos dias 18, 19 e 20 Julho realizando-se as atividades de animação na Praia Fluvial da Foz do Sabor.
As tradicionais migas de peixe e os peixinhos fritos e em molho de escabeche serão servidos nos restaurantes da Foz do Sabor e Cabanas de Baixo e também em alguns restaurantes da vila de Moncorvo.
Como forma de incrementar e divulgar esta iguaria a Associação de Comerciantes e Industriais de Moncorvo e a Câmara Municipal de Torre de Moncorvo promovem o Festival das Migas e do Peixe do Rio.
A grande novidade desta edição são as provas de Formula 4 e provas nacionais de Fórmula Futuro, nos dias 19 e 20 de Julho, que decorrem em simultâneo com o festival.
Os visitantes podem ainda ver o arranjo de barcos e de redes, ofícios tradicionais da aldeia, e uma concentração de barcos tradicionais atracados junto à praia fluvial. À noite a animação musical fica a cargo do Padre Victor e da banda moncorvense Namari.
Para além de toda a animação do festival, os visitantes podem optar por um programa mais calmo, recarregando energias contemplando as belíssimas paisagens e a natureza no seu estado mais puro, à sombra das árvores de grande porte existentes na praia fluvial.
Foz do Sabor, a única aldeia piscatória de Trás-os-Montes
A Foz do Sabor é a única aldeia piscatória de Trás-os-Montes e mantém ainda algumas famílias que se dedicam à pesca.
Os pescadores, nos seus barcos tradicionais, logo pela madrugada saem para o rio para pescarem os peixes do rio, que logo pela manhã entregam nos tradicionais restaurantes da Foz do Sabor, Cabanas de Baixo e de Torre de Moncorvo e que também vendem à população local.
Assim, os pratos confecionados com estes peixes, nomeadamente as migas e os peixes do rio fazem a delícia da população local e dos turistas que nos visitam. É muito frequente à passagem pela Foz do Sabor ver os tradicionais barcos atracados junto à margem do Rio Sabor.
Esta aldeia possui uma praia fluvial, que reúne condições únicas, tornando-a entre todas as que se podem desfrutar ao longo do percurso sinuoso do Douro, na mais apetecível para os desportos náuticos e lazer.
A sua localização precisamente onde o Rio Sabor desagua no Douro, disponibiliza um lençol de água, junto ao vasto Vale da Vilariça, permitindo uma paisagem rica de contrastes.
in:noticiasdonordeste.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário