Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Festival das Migas e do Peixe do Rio é já no próximo fim-de-semana

O "Festival das Migas e do Peixe do Rio" é já no próximo fim-de-semana. Este ano o evento decorre nos dias 18, 19 e 20 Julho realizando-se as atividades de animação na Praia Fluvial da Foz do Sabor.
As tradicionais migas de peixe e os peixinhos fritos e em molho de escabeche serão servidos nos restaurantes da Foz do Sabor e Cabanas de Baixo e também em alguns restaurantes da vila de Moncorvo.
Como forma de incrementar e divulgar esta iguaria a Associação de Comerciantes e Industriais de Moncorvo e a Câmara Municipal de Torre de Moncorvo promovem o Festival das Migas e do Peixe do Rio.
A grande novidade desta edição são as provas de Formula 4 e provas nacionais de Fórmula Futuro, nos dias 19 e 20 de Julho, que decorrem em simultâneo com o festival.
Os visitantes podem ainda ver o arranjo de barcos e de redes, ofícios tradicionais da aldeia, e uma concentração de barcos tradicionais atracados junto à praia fluvial. À noite a animação musical fica a cargo do Padre Victor e da banda moncorvense Namari. 
Para além de toda a animação do festival, os visitantes podem optar por um programa mais calmo, recarregando energias contemplando as belíssimas paisagens e a natureza no seu estado mais puro, à sombra das árvores de grande porte existentes na praia fluvial.
Foz do Sabor, a única aldeia piscatória de Trás-os-Montes
A Foz do Sabor é a única aldeia piscatória de Trás-os-Montes e mantém ainda algumas famílias que se dedicam à pesca.
Os pescadores, nos seus barcos tradicionais, logo pela madrugada saem para o rio para pescarem os peixes do rio, que logo pela manhã entregam nos tradicionais restaurantes da Foz do Sabor, Cabanas de Baixo e de Torre de Moncorvo e que também vendem à população local.
Assim, os pratos confecionados com estes peixes, nomeadamente as migas e os peixes do rio fazem a delícia da população local e dos turistas que nos visitam. É muito frequente à passagem pela Foz do Sabor ver os tradicionais barcos atracados junto à margem do Rio Sabor.
Esta aldeia possui uma praia fluvial, que reúne condições únicas, tornando-a entre todas as que se podem desfrutar ao longo do percurso sinuoso do Douro, na mais apetecível para os desportos náuticos e lazer.
A sua localização precisamente onde o Rio Sabor desagua no Douro, disponibiliza um lençol de água, junto ao vasto Vale da Vilariça, permitindo uma paisagem rica de contrastes.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário