terça-feira, 8 de julho de 2014

Miranda do Douro: Reabertura da Sala da Música e Exposição 'O Corpo e a Glória'

A Direção Regional de Cultura do Norte vai proceder, no próximo dia 10 de Julho, às 12h30, Dia da Cidade de Miranda do Douro, à reabertura da Sala da Música do Museu da Terra de Miranda, bem como à inauguração, na Concatedral de Miranda do Douro, pelas 15h00, da exposição itinerante O Corpo e a Glória. Esta inauguração será antecedida pelo Prelúdio Musical de Mistérios Marianos, pelo grupo vocal Ançã-ble.
As cerimónias serão presididas pelo Diretor Regional de Cultura do Norte, António Ponte, contando com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Artur Nunes.
No âmbito da candidatura ao Fundo de Reabilitação e Conservação Patrimonial do Estado encontra-se a decorrer a intervenção no Museu da Terra de Miranda, que compreende a Conservação e Reabilitação das Coberturas e Reforço de Paramentos, orçada em cerca de 180 Mil Euros.
As obras de conservação do imóvel e de beneficiação do discurso expositivo, bem como a criação de uma nova estrutura de portaria e loja, permitindo um melhor acolhimento aos visitantes, iniciaram-se no passado mês de Maio.
Esta é a primeira fase de um programa de requalificação do Museu da Terra de Miranda promovido pela DRCN, que implicará - em fase posterior  uma mais ampla reorganização do circuito museológico e a revisão das redes e infra-estruturas de serviço. Com esta reestruturação, a Direção Regional de Cultura do Norte pretende suprir algumas das carências mais emergentes do edifício e melhorar significativamente a relação do Museu com o seu público.
O Corpo e a Glória, exposição que itinerará ao longo do ano nos museus de Lamego, Abade Baçal em Bragança, Alberto Sampaio em Guimarães, Mosteiro de S. Martinho de Tibães, em Braga, e Mosteiro de Arouca, narra alguns dos episódios da vida de Maria, a Mãe de Jesus, o Corpo humano em "quem" se dá a Encarnação. Entre alguns destes momentos podemos observar a Genealogia da Virgem, a Anunciação, o Nascimento do Menino, ou a Assunção.
Esta exposição conta com diversas obras relevantes de pintura e escultura de museus e igrejas do Norte do País, algumas das quais restauradas e expostas pela primeira vez, como por exemplo a Virgem a Ler, pertencente à Igreja Matriz de Torre de Moncorvo. Esta pintura, da primeira metade do século XVII, é uma directa representação do retábulo do Cordeiro Místico, de Hubert e Jan van Eyck, pertencente à Catedral de Gante, na Bélgica, uma das mais importantes obras da pintura Ocidental. 

Fonte: DRCN

Sem comentários:

Enviar um comentário