Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 8 de julho de 2014

Miranda do Douro: Reabertura da Sala da Música e Exposição 'O Corpo e a Glória'

A Direção Regional de Cultura do Norte vai proceder, no próximo dia 10 de Julho, às 12h30, Dia da Cidade de Miranda do Douro, à reabertura da Sala da Música do Museu da Terra de Miranda, bem como à inauguração, na Concatedral de Miranda do Douro, pelas 15h00, da exposição itinerante O Corpo e a Glória. Esta inauguração será antecedida pelo Prelúdio Musical de Mistérios Marianos, pelo grupo vocal Ançã-ble.
As cerimónias serão presididas pelo Diretor Regional de Cultura do Norte, António Ponte, contando com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Artur Nunes.
No âmbito da candidatura ao Fundo de Reabilitação e Conservação Patrimonial do Estado encontra-se a decorrer a intervenção no Museu da Terra de Miranda, que compreende a Conservação e Reabilitação das Coberturas e Reforço de Paramentos, orçada em cerca de 180 Mil Euros.
As obras de conservação do imóvel e de beneficiação do discurso expositivo, bem como a criação de uma nova estrutura de portaria e loja, permitindo um melhor acolhimento aos visitantes, iniciaram-se no passado mês de Maio.
Esta é a primeira fase de um programa de requalificação do Museu da Terra de Miranda promovido pela DRCN, que implicará - em fase posterior  uma mais ampla reorganização do circuito museológico e a revisão das redes e infra-estruturas de serviço. Com esta reestruturação, a Direção Regional de Cultura do Norte pretende suprir algumas das carências mais emergentes do edifício e melhorar significativamente a relação do Museu com o seu público.
O Corpo e a Glória, exposição que itinerará ao longo do ano nos museus de Lamego, Abade Baçal em Bragança, Alberto Sampaio em Guimarães, Mosteiro de S. Martinho de Tibães, em Braga, e Mosteiro de Arouca, narra alguns dos episódios da vida de Maria, a Mãe de Jesus, o Corpo humano em "quem" se dá a Encarnação. Entre alguns destes momentos podemos observar a Genealogia da Virgem, a Anunciação, o Nascimento do Menino, ou a Assunção.
Esta exposição conta com diversas obras relevantes de pintura e escultura de museus e igrejas do Norte do País, algumas das quais restauradas e expostas pela primeira vez, como por exemplo a Virgem a Ler, pertencente à Igreja Matriz de Torre de Moncorvo. Esta pintura, da primeira metade do século XVII, é uma directa representação do retábulo do Cordeiro Místico, de Hubert e Jan van Eyck, pertencente à Catedral de Gante, na Bélgica, uma das mais importantes obras da pintura Ocidental. 

Fonte: DRCN

Sem comentários:

Enviar um comentário