terça-feira, 15 de julho de 2014

Programas para trazer turistas à Terra Fria

"Escapadinhas na Rota da Terra Fria Transmontana" é a forma mais recente de promover o turismo nesta zona do nordeste transmontano que envolve os concelhos de Bragança, Miranda do Douro, Mogadouro, Vimioso e Vinhais.
Uma ideia lançada pela Associação de Municípios da Terra Fria do Nordeste Transmontano que foi ontem apresentada na sua sede, em BragançaAntónio Fontes da empresa Essentia, responsável pela comunicação e concepção das “escapadinhas”, acredita que, deixando de depender apenas dos fundos comunitários e envolvendo parceiros de hotelaria e restauração será possível atrair mais turistas a esta região. “Quando foi lançada, a rota entrou com força mas depois houve aqui algum apagamento. 
Com o envolvimento dos privados e com o interesse económico que a rota possa gerar, penso que haja condições para que as campanhas possam continuar no futuro e que as Câmaras Municipais tenham mais interesse em envolver-se também nessa promoção. 
O nosso objectivo é também trazer mais sustentabilidade para a rota”, salienta o empresário.
Para já estão envolvidos cerca de 40 parceiros de hotelaria e restauração que assinaram ontem o contrato com a empresa para aderirem ao projecto das “escapadinhas”. 
António Fontes sublinha que o turismo na região ainda não está muito organizado, por isso é necessário garantir aos turistas programas que lhes mostrem aquilo que de melhor a região tem. “A ideia é trazer programas que permitam às pessoas saber o que é que se pode ter aqui na região para lazer, gastronomia, eventualmente até aumentar os conhecimentos que as pessoas têm em relação à fauna, geologia e outras matérias que as pessoas também associam às férias. E isso é possível com pessoas locais a explicar e acompanhar”, frisa.
O presidente da Associação de Municípios da Terra Fria do Nordeste Transmontano, Hernâni Dias, está convicto de que as “escapadinhas” vão atrair mais turistas aos concelhos da rota. “É uma forma de captar mais turistas para a região, vendermos o nosso património, a nossa cultura, a nossa gastronomia, a nossa etnografia e ao mesmo tempo conseguirmos criar uma rede de operadores onde este produto seja vendido”, realça. 
As “escapadinhas” podem ser comprados através do site da Rota da Terra Fria ou nos dois parceiros aderentes da área da promoção turística, a ANDAD’I em Bragança e a Douro Pula Canhada, em Miranda do Douro.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário