Chegou ao fim a edição deste ano do Festival Sete Sóis Sete Luas agendadas para o concelho de Alfândega da Fé. O Festival internacional trouxe na noite de 26 de julho o Português João Gil e o Argelino Akim El SiKameya ao palco instalado no Largo de S. Sebastião.
Um encontro de duas culturas, de estilos diferentes de fazer música, que encerrou com chave de ouro a edição deste ano em Alfândega da Fé.
Recorde-se que este Festival internacional já se realiza no concelho desde 2010, altura em que o município aderiu à rede promotora da iniciativa. A adesão a esta rede tem permitido realizar várias iniciativas culturais, desde exposições, espetáculos, concertos, palestras etc, num verdadeiro intercâmbio cultural, que possibilita o contacto com outras culturas e formas de ver o mundo.
É nesta troca de experiências, nesta promoção diálogo entre culturas que assentam as bases do Festival. Aliás, a iniciativa acontece em vários países mediterrânicos e lusófonos há mais de 20 anos. Esta foi uma das formas encontradas para promover e divulgar as especificidades destes países, realizando um Festival que faz da música tradicional contemporânea e de outras formas de criação artística ponte para divulgar as localidades aderentes.
Em Portugal para além de Alfândega da Fé recebem as iniciativas do Festival: Oreiras, Ponte de Sôr; Castelo Branco, Castro Verde, Elvas, Odemira e madalena. Na área da lusofonia integram a rede do Festival Cabo Verde, e o Brasil fazem também parte Marrocos, Espanha, Tunísia , França, Grécia, Eslovénia, Croácia, Roménia e Itália.
in:noticiasdonordeste.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário