A Associação Potrica, Grupo de Acção Cultural do Nordeste Transmontano, associação de cariz cultural sediada em Macedo de Cavaleiros, vai lançar já no próximo dia 13 de Setembro a iniciativa “caminhos do passado, passos do presente”.
Este projecto, liderado por dois associados com um profundo conhecimento do território e dos seus recursos culturais e ambientais, pretende captar para a região pessoas interessadas em descobrir locais, recantos e lugares ainda pouco humanizados, mostrando a natureza, o património e a cultura local no seu mais puro contexto.
A iniciativa tem o pedestrianismo como base de todas as acções, baseando-se, portanto, numa actividade desportiva, não competitiva, praticada essencialmente em ambientes naturais, o que permitirá que os seus praticantes obtenham “os benefícios inerentes à prática de actividades ao ar livre, funcionando ainda como uma forma de escapar ao stress e sedentarismo do dia-a-dia vivido nas cidades”, refere Valter Cavaleiro, um dos mentores do projecto e guia do território.
Segundo os responsáveis por estes percursos, “o Nordeste Transmontano apresenta excelentes condições naturais para a prática desta modalidade. Com esta actividade pretendemos divulgar a história, o património e a cultura do território. Valorizando as aldeias, os saberes e tradições das suas gentes”.
Subjacente a esta ideia está ainda a intenção de captar turistas para a região, uma vez que o projecto proporcionará, de forma personalizada, “um contacto com o que de mais genuíno e tradicional que há neste território”, porque, dizem os organizadores Valter Cavaleiros e António José Ribeiro, "permitem a exploração de uma relação de proximidade com a natureza e com a identidade e vivências das populações rurais”.
No total serão doze percursos a realizar todos os meses, entre Setembro de 2014 e Setembro de 2015.
Consulte aqui as informações adicionais e obtenha ficha de inscrição
in:noticiasdonordeste.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário