segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Burro Mirandês em destaque na Festa de Nossa Senhora do Naso

O dia 6 de Setembro é um dia em que burro mirandês está em destaque, há várias décadas. Aproveitando a Festa de Nossa Senhora do Naso, que decorre todos os anos de 6 a 8 de Setembro na freguesia de Póvoa, concelho de Miranda do Douro, centenas de pessoas de todo o concelho aproveitavam para comprar e vender burros no primeiro dia de festa.
Uma tradição que esteve esquecida durante alguns anos mas que foi recuperada em 2002 pela Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino. 
Este sábado 50 criadores da raça asinina de Miranda do Douro participaram na Mostra de Burros, trazendo os seus animais para o recinto do Santuário de Nossa Senhora do Naso. Ainda que, hoje em dia, o trabalho no campo seja mais mecanizado e não tanto com o auxílio de animais, os criadores do burro mirandês garantem que ainda há trabalhos em que o burro é indispensável e afirmam que é também um bom animal de estimação. Além da Mostra de Burros a Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino promoveu também um Concurso Regional de Raça Asinina de Miranda e uma Gincana de Burros. 
Este ano participaram 60 animais. 
Miguel Nóvoa, desta associação, considera que, mais importante do que aumentar a participação, é ter cada vez melhores exemplares da raça, o que tem vindo a acontecer desde a primeira edição do concurso. “Mais do que aumentado, tem-se mantido com muita qualidade. Há cada vez animais jovens, mais bonitos, com melhores características, mais próximos daquilo que se pretende para a raça asinina de Miranda”, salienta. 
O burro é conhecido pelas sua docilidade e tem vindo a ser introduzido em actividades terapêuticas com os humanos, conhecidas por asinoterapia. Nesta altura a associação está a formar técnicos nessa área, de forma a que no próximo ano seja possível proporcionar actividades de asinoterapia para crianças. São cada vez mais os pais, professores e educadores que promovem a ligação entre crianças e burros . 
Esperança Martins é natural da aldeia de Especiosa, em Miranda do Douro, e trouxe um grupo de 16 crianças da Ilha de Ibiza, em Espanha, para contactar com estes animais e conhecer a região transmontana. “Já há nove anos que trago crianças de Ibiza, estão a gostar muito”, conta a professora. Depois da Feira do Naso a Mostra e Gincana de Burros de Miranda passou também pela Feira de Azinhoso, no concelho de Mogadouro, que decorreu também este fim-de-semana. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário